Mais proteção para os comissários de trem: os ataques em Bautzen e Görlitz estão aumentando!
O EVG pede mais segurança para os funcionários ferroviários em Bautzen devido ao aumento dos ataques. Desenvolvimentos e medidas atuais.

Mais proteção para os comissários de trem: os ataques em Bautzen e Görlitz estão aumentando!
A recente discussão sobre a segurança nos transportes públicos locais deixa claro que a protecção dos trabalhadores ferroviários é mais urgente do que nunca. O Sindicato Ferroviário e dos Transportes (EVG) está a fazer campanha por medidas para proteger o pessoal nos comboios. Isto é particularmente importante porque o número de ataques a funcionários ferroviários aumentou acentuadamente nos últimos anos. Como o Sächsische.de relatado, um total de 41 ataques foram registados nos distritos de Bautzen e Görlitz entre 2019 e Abril de 2025, principalmente ataques físicos e ameaças.
As estatísticas mostram que o número de ataques oscilou nos últimos cinco anos. Embora se tenham registado dez incidentes em 2019, o número subiu para 13 em 2024. O que é particularmente alarmante é que a maioria dos ataques nos distritos ocorreu em estações ferroviárias, enquanto apenas um ocorreu no próprio comboio. O aumento dos incidentes agressivos poderá estar intimamente relacionado com o agravamento geral da situação social, segundo a avaliação dos sindicatos.
Exigências por mais presença
A fim de contrariar a crescente violência contra o pessoal, o EVG apela ao destacamento de dois comissários de comboio por ligação no transporte local. Esta medida pretende não só aumentar a segurança, mas também promover a sensação geral de segurança entre os passageiros. A Deutsche Bahn (DB) já respondeu ao problema e está a utilizar câmaras corporais e botões de emergência para fornecer ajuda mais rápida. O chefe da ferrovia, Richard Lutz, condena a violência contra os funcionários como inaceitável e vê os ataques como um reflexo da evolução social.
Além disso, o notícias diárias que a Deutsche Bahn registou cerca de 3.300 ataques físicos a funcionários em 2024, o que representa um aumento de quase seis por cento em relação ao ano anterior. Não só os comissários de comboio são particularmente afectados, mas também o pessoal de limpeza e os consultores de clientes. Há uma necessidade urgente de acção neste domínio para garantir maior segurança.
Medidas de prevenção da Polícia Federal
Como parte do programa “Esteja seguro na estrada!” campanha A Polícia Federal chama a atenção para os perigos nos sistemas ferroviários. Esta campanha é particularmente relevante à medida que o tempo melhora e mais pessoas ultrapassam os trilhos. A polícia apela especialmente às crianças e aos jovens para que estejam conscientes dos perigos. Alegações como andar nos trilhos ou subir nos trens não são apenas proibidas, mas também representam risco de vida. Em um artigo recente no site Polícia Federal Aponta-se que distrações como smartphones e música devem ser evitadas.
Estas medidas visam não só aumentar a segurança nas viagens, mas também sensibilizar para os perigos do setor ferroviário. Os ataques contínuos contra os funcionários ferroviários deixam claro que ainda há muito a fazer para criar um ambiente seguro para todos – tanto funcionários como passageiros.