Chemnitz abre novo centro Europe Direct: foco na participação dos cidadãos!
Chemnitz abrirá um centro Europe Direct em 2026 para promover a sensibilização e o intercâmbio cultural da UE.

Chemnitz abre novo centro Europe Direct: foco na participação dos cidadãos!
Muita coisa está acontecendo no cenário cultural e informativo de Chemnitz. A cidade, que é frequentemente confrontada com uma imagem negativa, deu dois grandes passos em direção ao futuro com a sua designação como Capital Europeia da Cultura 2025 e um novo centro Europe Direct. Em 1 de janeiro de 2026, o centro Europe Direct abrirá as suas portas e estará à disposição dos cidadãos como pessoa de contacto para questões relacionadas com a UE. A Comissão Europeia selecionou Chemnitz como um dos seis novos locais na Alemanha para envolver mais estreitamente os cidadãos no diálogo europeu. O escritório será instalado no rés-do-chão do TIETZ e receberá um financiamento anual de 44 mil euros, complementado por verbas do Estado Livre e cerca de 15 mil euros de fundos próprios da cidade de Chemnitz, principalmente para equipar a área de trabalho.
O novo centro Europe Direct tem um objetivo claro: deve ser um local de encontro que promova a confiança na UE e ajude a tornar compreensíveis questões complexas. Está prevista a utilização de formatos de encontro, que decorrerão nos espaços de intervenção da Capital da Cultura. Chemnitz decidiu utilizar estes formatos não só para transmitir informação, mas também para estimular a interação social e promover o diálogo entre diferentes grupos populacionais. O que é particularmente digno de nota é que Chemnitz trabalha com um grande número de voluntários que estão ativamente envolvidos neste processo. Mais de mil voluntários apoiam a cidade e os seus projetos culturais para transmitir uma imagem positiva de Chemnitz e fortalecer os bairros.
Um olhar sobre os desafios
Os desafios que Chemnitz enfrenta não podem ser negligenciados. A cidade não luta apenas contra as sombras do passado, que a tornaram conhecida como um reduto do extremismo de direita, mas também contra as mudanças estruturais causadas pelo declínio industrial, pela emigração e pelo envelhecimento. O lema da Capital da Cultura, “O Invisível!”, salienta que se trata também de tornar visíveis as potencialidades ocultas da cidade e das suas gentes. Os organizadores decidiram, portanto, concentrar-se na participação dos cidadãos e na diversidade cultural. Projectos como “Vizinhos Dançantes” e “Geração de Equipas” visam envolver todos os sectores da população, a fim de promover o intercâmbio entre locais e recém-chegados.
A capital cultural de Chemnitz não estará sozinha no centro das atenções. Juntamente com Nova Gorica na Eslovénia e Gorizia em Itália, a cidade conquistou o título e realizará numerosos eventos e projetos no próximo ano. Esta renovação da cultura urbana poderia servir como uma plataforma importante para abordar ativamente as questões sociais e promover a coexistência democrática. O sociólogo Ulf Bohmann vê a aplicação como uma oportunidade de olhar para além de estruturas antigas e arraigadas e explorar novas formas de trabalhar em conjunto.
Tendo em conta todos estes desenvolvimentos, Chemnitz enfrenta tempos emocionantes. Com o novo centro Europe Direct e os diversos projetos no âmbito da Capital da Cultura, a cidade tem a oportunidade de pintar um quadro novo e positivo e trabalhar em conjunto com todos os cidadãos para um futuro melhor. Será emocionante ver que ideias e projetos criativos surgirão disso!
Para mais informações sobre o novo centro Europe Direct, visite o site oficial da cidade de Chemnitz: chemnitz.de. Você pode saber mais sobre a Capital da Cultura e seus projetos em europerightnow.eu.