Câmara Municipal de Chemnitz: Plano florestal garante o futuro das florestas até 2034

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 29 de outubro de 2025, o conselho municipal de Chemnitz aprovou o plano de manejo florestal para 2025-2034 para garantir o manejo florestal sustentável.

Der Chemnitzer Stadtrat hat am 29.10.2025 den Forsteinrichtungsplan für 2025-2034 beschlossen, um nachhaltige Waldpflege zu gewährleisten.
Em 29 de outubro de 2025, o conselho municipal de Chemnitz aprovou o plano de manejo florestal para 2025-2034 para garantir o manejo florestal sustentável.

Câmara Municipal de Chemnitz: Plano florestal garante o futuro das florestas até 2034

Em Chemnitz, a Câmara Municipal está a inovar: em 29 de outubro de 2025, foi oficialmente aprovado o plano de gestão florestal para os anos de 2025 a 2034. Isto não só coloca em foco as obrigações da floresta urbana, mas também a sustentabilidade a longo prazo e a preservação das áreas recreativas para a população. O plano, que detalha o estado atual das florestas, prevê a realização de intervenções de manutenção e a otimização do planejamento da regeneração da floresta corporativa. Como relata chemnitz.de, a quinta maior empresa florestal municipal da Saxônia, com 1.541 hectares, está entrando com confiança no futuro.

A operação florestal da cidade de Chemnitz está dividida em duas áreas: o Zeisigwald, que está localizado em grande parte em Chemnitz, e o Saidenbach, que se encontra principalmente na vizinha Erzgebirgskreis. Um estudo mostra que a qualidade da floresta melhorou positivamente desde 2015. Por exemplo, a proporção de povoamentos com mais de 100 anos aumentou de 287 para 331 hectares. Ao mesmo tempo, verificam-se tendências encorajadoras nas espécies arbóreas: a proporção de coníferas caiu para 33%, enquanto a proporção de árvores decíduas aumentou 11%. O que é particularmente notável é o declínio dos abetos de 34% para cerca de 25% – um bom passo em direcção à biodiversidade e à adaptação às alterações climáticas.

Sustentabilidade e recuperação para a população

Com este plano, a cidade de Chemnitz também tem em mente objetivos económicos de longo prazo. As florestas da região metropolitana devem servir não apenas como área de lazer para a população, mas também garantir a qualidade da água na bacia hidrográfica da barragem de Saidenbach. Uma preocupação importante é usar espécies de árvores apropriadas ao local durante o reflorestamento e evitar espécies invasoras e estranhas. Esta consciência da flora local não só fortalece o ecossistema, mas também beneficia as gerações futuras.

As medidas registradas no plano de manejo florestal serão incorporadas ao futuro orçamento e planejamento financeiro da cidade. Como enfatiza chemnitz.de, a implementação ocorre levando em consideração o orçamento e o financiamento existentes. A cidade mostra-se capaz de agir e orientada para o futuro.

Globalmente, o plano adoptado representa uma base sólida para os próximos anos. Com um talento especial para cuidar e preservar as suas florestas, Chemnitz mostra que a proteção ambiental e a recreação podem andar de mãos dadas. E assim o coração verde da cidade continuará a ser um retiro para jovens e idosos.