Comemoração em Chemnitz: Pedras de tropeço brilham após a limpeza no dia 9 de novembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 9 de novembro de 2025, Chemnitz homenageará as vítimas do pogrom da Kristallnacht em Stolpersteinen com uma campanha de limpeza e uma leitura.

Am 9. November 2025 gedenkt Chemnitz mit einer Putzaktion und Lesung der Opfer der Reichspogromnacht an Stolpersteinen.
Em 9 de novembro de 2025, Chemnitz homenageará as vítimas do pogrom da Kristallnacht em Stolpersteinen com uma campanha de limpeza e uma leitura.

Comemoração em Chemnitz: Pedras de tropeço brilham após a limpeza no dia 9 de novembro!

Um dia especial em memória das vítimas do pogrom da Kristallnacht será celebrado em Chemnitz em 9 de novembro de 2025. Neste dia, os 360 obstáculos da cidade, que comemoram os últimos locais de trabalho ou residência das vítimas do nacional-socialismo, são limpos e homenageados. A campanha chama-se “Lights Paths” e é iniciada pelo Buntmacher:innen. Mais de 100 apoiadores do público, incluindo patrocinadores de Stolpersteinen, clubes e instituições, participam desta importante comemoração para limpar as pedras e colocar velas.

Stolpersteine ​​​​não são apenas cubos de concreto, mas também trazem placas de latão com os nomes e datas de vida das vítimas da perseguição nacional-socialista. Gunter Demnig, o iniciador deste projeto, começou a colocá-los em 1992 e já instalou mais de 100.000 pedras de tropeço em vários locais do mundo para manter viva a memória dos perseguidos. Isso torna o projeto o maior monumento descentralizado do mundo. As pedras ficam embutidas na calçada e estimulam os transeuntes a pensar na história de seus antigos vizinhos. Afinal, eles não são apenas uma homenagem às vítimas judias, mas também aos Sinti e Roma, homossexuais, dissidentes políticos e outras pessoas que foram perseguidas pelos nacional-socialistas, como descreve deutschland.de.

Evento público em Chemnitz

Para assinalar a comemoração, acontecerá no mesmo dia, às 19h, uma leitura musical. na Hartmannfabrik na Fabrikstraße 11. Este evento, organizado por AG Stolpersteine ​​​​e Buntmacher:innen, é dedicado aos pogroms de novembro de 1938 e é realizado por Johannes Göbel e Martin Mock. Poemas do poeta Erich Kästner, bem como notas de diário musicadas, são selecionados para relembrar os terríveis acontecimentos da época.

A localização exata dos obstáculos pode ser encontrada no site da cidade www.chemnitz.de/stolpersteine. Os interessados ​​são incentivados a participar da campanha de limpeza ou comparecer ao evento. As fotos das ações serão compartilhadas nas redes sociais pela cidade de Chemnitz e pelo Buntmacher:innen sob a hashtag #lichterwege, a fim de aumentar a conscientização sobre o trabalho de memória.

A importância dos obstáculos e o empenho dos cidadãos manifestam-se nesta campanha memorial, que cria uma consciência histórica muito além de Chemnitz. É claro que recordar as vítimas da perseguição nacional-socialista e a memória activa ainda são importantes hoje. Porque, como diz Gunter Demnig, “há um enorme impacto emocional” quando olhamos para estas pedras memoriais e todos somos convidados a dar a este trabalho de memória um lugar na nossa paisagem urbana e nos nossos corações.

Para quem quiser saber mais sobre os obstáculos e os tópicos a eles associados, mais informações podem ser encontradas no site www.chemnitz.de/gedenken9november.