Dresden lembra as vítimas do ataque islâmico com faca na cidade velha

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2 de outubro de 2025, Dresden lembrará as vítimas de um ataque islâmico com faca ao inaugurar uma pedra memorial.

Dresden erinnert am 2. Oktober 2025 an die Opfer einer islamistischen Messerattacke durch die Einweihung eines Gedenksteins.
Em 2 de outubro de 2025, Dresden lembrará as vítimas de um ataque islâmico com faca ao inaugurar uma pedra memorial.

Dresden lembra as vítimas do ataque islâmico com faca na cidade velha

Em 2 de outubro de 2025, a cidade de Dresden fará uma retrospectiva de um acontecimento drástico ocorrido há cinco anos. Em memória das vítimas de um ataque com faca de motivação islâmica, uma placa memorial será apresentada cerimoniosamente na cidade velha neste dia. A inscrição diz: “Em memória das vítimas e dos afetados pelo ataque com faca em 4 de outubro de 2020. O pano de fundo do crime foi o islamismo terrorista”. O evento memorial acontecerá em Rosmarinasse, não muito longe do Palácio da Cultura.

No local onde ocorreu o trágico acontecimento, em 4 de outubro de 2020, dois homens da Renânia do Norte-Vestefália foram vítimas de um ataque brutal. Um homem de 53 anos morreu em decorrência dos ferimentos, enquanto sua companheira sobreviveu com ferimentos graves. O autor do crime, um sírio de 21 anos, foi identificado como uma ameaça islâmica devido ao seu histórico criminal anterior e foi posteriormente condenado à prisão perpétua em 2021 por homicídio e tentativa de homicídio. Este relatório MDR.

Um memorial com significado

O sobrevivente Oliver L. criticou no passado o debate público em torno do incidente, no qual o ataque foi frequentemente classificado como homofóbico. É claro para ele que este é um ato terrorista de motivação islâmica. Por causa das lembranças terríveis, ele até descreveu Dresden como uma “cidade do terror” e descartou categoricamente retornar a esta cidade.

Espera-se que um grande número de pessoas compareça ao evento memorial. Entre os convidados estão também importantes representantes dos oficiais federais de proteção às vítimas e dos estados federais da Saxônia e da Renânia do Norte-Vestfália. Pascal Kober, Comissário das Vítimas do Governo Federal, expressará a sua simpatia pelas pessoas afectadas e sublinhará a importância de combater as ideologias extremistas. E Barbara Havliza, responsável pela protecção das vítimas da Renânia do Norte-Vestefália, também descobrirá que os ataques islâmicos representam uma séria ameaça à nossa sociedade.

Saskia Kloppich, Comissária para as Vítimas do Governo do Estado da Saxónia, falará sobre a selecção arbitrária das vítimas e a terrível intenção do perpetrador de incitar o medo. Muitas testemunhas do ataque estiveram presentes e o acontecimento ainda está profundamente enraizado na memória dos presentes. É um momento de recordação, mas também de reflexão sobre os desafios que a nossa sociedade tem de superar.

Faça uma marca

O evento memorial também oferece a oportunidade de colocar flores ou coroas de flores. Nestes momentos tranquilos de recordação, fica claro o quão importante é manter viva a memória das vítimas. No aniversário do ataque, torna-se claro que a sociedade é chamada a distanciar-se claramente da violência e do extremismo. Todos estão convidados a celebrar este dia juntos e a trabalhar para um futuro de paz.

Nos próximos dias, não faltarão oportunidades para homenagear as vítimas e tomar uma posição conjunta contra qualquer forma de terrorismo. Serviço de mídia da Saxônia relata que a placa memorial é um passo importante nessa direção e a lembrança mostra que tais atos nunca devem ser esquecidos.