Dresden em transição: o centro da cidade está se tornando um paraíso de compras?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O panorama do comércio retalhista em Dresden está a mudar: levantamento do centro da cidade, desafios para o comércio retalhista e perspetivas futuras.

Die Handelslandschaft Dresdens verändert sich: Umfrage zur Innenstadt, Herausforderungen für Einzelhandel und künftige Perspektiven.
O panorama do comércio retalhista em Dresden está a mudar: levantamento do centro da cidade, desafios para o comércio retalhista e perspetivas futuras.

Dresden em transição: o centro da cidade está se tornando um paraíso de compras?

A paisagem comercial do centro da cidade de Dresden está a mudar. Muitas vitrines da Prager Strasse estão vazias, mas isso não é tudo. Novos varejistas se instalam rapidamente, mantendo vivo o sentimento de compras na cidade. Esta dinâmica é, sobretudo, uma reacção ao estudo do centro da cidade realizado em Dezembro de 2024, que foi realizado em Dezembro de 2024 e mostra que a área de vendas diminuiu oito por cento desde 2020 e o número de negócios de retalho caiu onze por cento.

As pequenas empresas e as lojas especializadas no sector do vestuário e do calçado, em particular, são o foco deste desenvolvimento. Apesar das dificuldades, Dresden tem uma enorme área de vendas de cerca de 200 mil metros quadrados por habitante, o que é mais do que em cidades como Colónia, Hamburgo ou Berlim, apenas Düsseldorf supera este número. No total, 549 estabelecimentos comerciais geram cerca de 849 milhões de euros em vendas, o que mostra que as compras continuam a ser um importante motivo de visita ao centro da cidade.

Desenvolvimento urbano em foco

Os desafios enfrentados pelos retalhistas são agravados por questões locais, como a resolução do duplo orçamento, o colapso parcial da Ponte Carola e questões de segurança e ordem. Em resposta a isto, a Administração Municipal de Dresden está a planear um inquérito sobre a percepção do centro da cidade como um local de compras. O inquérito visa captar as opiniões dos cidadãos e de diversas partes interessadas, como o comércio, o imobiliário, as profissões criativas e a administração municipal.

A pesquisa, que pode ser concluída em cerca de sete a dez minutos, irá comparar as perspectivas dos diferentes players e mostrar onde ainda existem problemas com a experiência de compra futura. A discussão sobre o centro da cidade é também complementada pelos resultados do estudo “O centro da cidade de Dresden na estrutura retalhista à escala da cidade - desafios actuais e áreas de acção futuras”, que analisou a influência da pandemia corona no retalho. A extensa investigação foi realizada em colaboração com a Handelsverband Sachsen e. V. e o escritório especializado Dr. Lademann e sócios realizados.

Recomendações de ação para o futuro

O BBSR desenvolveu recomendações para ações no desenvolvimento do centro da cidade em uma publicação atual. O foco está nas áreas de combinação de usos e gestão do território, que são de importância central para o fortalecimento dos centros das cidades. Numa época em que o comportamento do consumidor e as experiências de compra estão a mudar, é importante que as diferentes partes interessadas trabalhem em conjunto para encontrar soluções.

Com estas abordagens, resta esperar que o centro da cidade de Dresden possa afirmar-se como um local atraente para compras. Para quem quiser saber mais sobre o estado atual e as medidas planeadas, a Câmara Municipal está disponível pelo telefone 0351 4861995 e pelos emails kranz@cm-dresden.de e info@cm-dresden.de.