Dresden investe 127 milhões: nova escola profissionalizante de microeletrônica!
Dresden está planejando construir uma nova escola profissionalizante de microeletrônica em Prohlis para 2.200 alunos; o financiamento e as normas climáticas neutras foram garantidas.

Dresden investe 127 milhões: nova escola profissionalizante de microeletrônica!
Atualmente está se abrindo um ponto quente na cidade de Dresden quando se trata de formação de especialistas em microeletrônica. Na sexta-feira foi anunciado que uma nova escola profissional de microeletrônica está planejada no distrito de Prohlis por um valor colossal de 127,5 milhões de euros. Estes edifícios escolares destinam-se a acolher cerca de 2.200 jovens e, assim, responder à procura cada vez maior da indústria de chips. Como oiger.de relata, a decisão é uma resposta direta à crescente necessidade de microtecnólogos e engenheiros mecatrônicos, especialmente com o estabelecimento de diversas empresas como a TSMC na região.
Embora a cidade esperasse o apoio do Estado Livre, encontra-se na situação de não ser capaz de angariar fundos próprios suficientes. A implementação está a cargo da subsidiária municipal “Kommunale Immobilien Dresden” (Kid), que se destina a garantir que os preparativos para a construção sejam iniciados imediatamente e que o financiamento europeu possa ser garantido. O financiamento virá de empréstimos da KID KG, que alugará o campus escolar para a cidade após a conclusão. O início da formação está previsto para o ano letivo 2028/2029 – uma meta ambiciosa!
Um olhar para o futuro
A nova escola profissional será construída de acordo com padrões modernos e como um edifício quase neutro para o clima na Boxdorfer Straße. Além disso, o Centro Escola Profissional (BSZ) desempenha um papel fundamental na formação de trabalhadores qualificados que são importantes para o desenvolvimento nacional da indústria de chips. Alto dresden.de Tanto o Estado Livre da Saxónia como a capital do estado estão a dar prioridade a este projecto, a fim de expandir significativamente a infra-estrutura educacional.
A necessidade crescente de formação significa que são necessárias capacidades adicionais sob a forma de salas de aula, salas de ensino especializadas e áreas funcionais gerais. O “Excellence BSZ”, orientado para o futuro, deverá ser altamente popular não só a nível local, mas também na competição transfronteiriça para estagiários.
Um cluster de treinamento em Radeberg
Mas isso não é de forma alguma tudo o que a Saxónia está a planear para a indústria microeletrónica. Em 27 de agosto de 2024, o gabinete saxão aprovou um cluster de treinamento em microeletrônica que será criado em Radeberg. Pretende-se criar até 1.000 vagas de formação a partir do ano letivo 2028/29. smwa.sachsen.de salienta que é urgente a necessidade de novas salas de formação, laboratórios e salas limpas para garantir o fornecimento de trabalhadores qualificados na indústria dos semicondutores.
A Saxônia é considerada o local mais importante para a indústria de semicondutores na Europa, onde é fabricado um em cada três chips na UE. Cerca de 80 000 pessoas trabalham na indústria e prevê-se que este número aumente para mais de 100 000 trabalhadores qualificados até 2030. A cooperação entre as empresas de microelectrónica e a economia regional é essencial para fazer avançar a ofensiva de formação.
O Ministro da Economia, Martin Dulig, enfatiza os efeitos positivos do desenvolvimento de semicondutores na área de Dresden e apela à atratividade do local, a fim de atrair especialistas talentosos para a indústria. Resta dizer: muita coisa está acontecendo na indústria da microeletrônica e a Saxônia está realmente se posicionando no jogo com o excesso de oferta de locais de treinamento!