O novo calor solar de Dresden: progresso verde para um futuro sem CO2!
O novo calor solar de Dresden: progresso verde para um futuro sem CO2!
Dresden-Räcknitz, Deutschland - Um vento novo e refrescante sopra em Dresden-Räcknitz. Em 18 de junho de 2025, o prefeito ambiental Eva Jähnigen e o Dr. Axel Cunow, CEO da Saxônia Energy, inauguraram um sistema térmico solar de espaço aberto inovador, que agora enriquece a rede de aquecimento distrital da cidade. Com 140 módulos de última geração em uma área de 4.000 metros quadrados, instalados no local de um antigo tanque de água potável, o sistema produzirá 700 megawatts horas de água quente todos os anos. Isso significa um passo importante em direção ao fornecimento de energia neutra de gases de efeito estufa para a cidade, porque a água produzida é iniciada diretamente na rede de aquecimento distrital, onde está disponível para o fornecimento de cidadãos: dentro. [Wochenkurier] (https://www.wochenkurier.info/dresden/dresdner-fernwaerme-waerme-stueck-stueck-co2-free) reports that the solar thermal system has a power of 1.1 megawattpeak and the hot water with special copper pipes with the help of solar energy to up to 95 degrees Celsius is heated.
Mas esse sistema não apenas contribui para o fornecimento de energia. Também promove a biodiversidade no local. O sistema de espaço aberto também é usado como uma área de apicultura e abriga uma variedade de plantas e animais, o que é absolutamente justiça para a idéia ambiental. Isso mostra mais uma vez o quanto é importante combater efetivamente as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, proteger a diversidade biológica, como é enfatizado pelo Escritório Federal de Conservação da Natureza.
Uma estratégia para o futuro
A iniciativa da Saxônia Energy faz parte de um plano abrangente que visa gerar todo o aquecimento do distrito de Dresden a partir de fontes de energia renovável até 2035. A empresa começou a planejar esse sistema térmico solar em 2020. O custo total do sistema equivale a impressionantes dois milhões, com notável 1,15 milhão de euros sendo financiados. De acordo com a Lei de Planejamento de Calor, os operadores devem obter pelo menos 30 % até 2030 e até pelo menos 80 % de sua geração anual de calor líquido a partir de energias renováveis até 2040. A Saxony Energy já possui medidas adicionais, como a instalação de bombas de calor em larga escala e caldeiras de aquecimento de eletrodos para atingir esses objetivos ambiciosos.
Além disso, a operação contínua das bombas de calor será iniciada em breve, que usam o calor residual das calculadoras de alto desempenho da Universidade Técnica de Dresden. Isso não apenas usa energia com eficiência, mas também economiza recursos valiosos. A expansão das energias renováveis é sobre o grande avanço da capital do estado saxão.Sustentabilidade e um suprimento de energia ambientalmente amigável não são apenas palavras -chave, mas necessidades urgentes em tempos de mudança climática. A conversão do sistema de fornecimento de energia em energias renováveis é um desafio central que agora é abordado ativamente em Dresden. A clima e a conservação da natureza nos obriga a trazer a expansão de energias renováveis em linha com a proteção da natureza. É gratificante ver que este sistema fornece um exemplo de como a proteção ambiental e a geração de energia podem andar de mãos dadas.
Details | |
---|---|
Ort | Dresden-Räcknitz, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)