Comemoração sobre duas rodas: Caminho da Memória em Dresden no dia 9 de novembro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente o “Caminho da Memória” em Dresden em 9 de novembro de 2025: Um passeio de bicicleta até o memorial à vida e ao sofrimento judaico.

Erleben Sie den „Weg der Erinnerung“ in Dresden am 9. November 2025: Eine Fahrradtour zur Gedenkstätte jüdischen Lebens und Leidens.
Experimente o “Caminho da Memória” em Dresden em 9 de novembro de 2025: Um passeio de bicicleta até o memorial à vida e ao sofrimento judaico.

Comemoração sobre duas rodas: Caminho da Memória em Dresden no dia 9 de novembro!

Amanhã, domingo,9 de novembro de 2025, o evento “Caminho da memória", que comemora os pogroms de novembro e ao mesmo tempo torna visível a vida e a história judaica na cidade. Este comovente evento é organizado pelo Sociedade para Cooperação Cristão-Judaica, em cooperação com o Ev. Juventude Dresden e o Decanato Católico Juventude.

O tiro inicial dispara11hnoPlaca memorial na Kreuzkirche no Altmarkt. É melhor que os participantes tragam sua própria bicicleta e roupas adequadas ao clima, pois o programa inclui um passeio de bicicleta por diversas estações da vida judaica. O percurso leva, entre outras coisas, a pontos marcantes comoMuseu da Higiene, oChancelaria do Estadoe oSinagoga na Fiedlerstrasse. Contra15ho passeio termina emCentro Juvenil Igreja Juvenil Dresdenna Trinitatisplatz 1, onde os participantes serão brindados com um pequeno lanche.

Um tema importante para o futuro

Um tópico especial foi desenvolvido para 2025:“As Leis de Nuremberg de 1935 e suas consequências”. Estas leis foram aprovadas em 15 de setembro de 1935 e institucionalizaram a ideologia anti-semita dos nazistas. Levaram a uma séria restrição dos direitos dos cidadãos judeus, que, entre outras coisas, perderam os seus cargos políticos e foram proibidos de trabalhar. As mudanças no sistema escolar e na vida privada foram também consequências desta legislação discriminatória.

O evento visa ilustrar as profundas consequências das Leis de Nuremberg através de biografias de cidadãos judeus em Dresden. Participarão não apenas indivíduos, mas também grupos de jovens das comunidades e turmas escolares que estão ativamente envolvidos no ato de recordação.

O Convite para participar torna-se assim um apelo para lidar com o passado e dar o exemplo de tolerância e diversidade.

Especialmente numa altura em que o anti-semitismo está cada vez mais em evidência, recordar os capítulos sombrios da nossa história é ainda mais importante. Os organizadores esperam que os participantes compreendam o significado do “Caminho da Memória” não apenas como um acerto de contas histórico, mas também como um apelo à vigilância e à ação no presente.