Grandes problemas ferroviários: as viagens de trem entre Dresden e Praga foram interrompidas a partir de sexta-feira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dresden: A partir de 29 de outubro de 2025, o tráfego ferroviário para Praga será interrompido devido a obras. Ônibus de reposição para viajantes.

Dresden: Ab 29. Oktober 2025 Unterbrechung des Zugverkehrs nach Prag wegen Bauarbeiten. Ersatzbusse für Reisende.
Dresden: A partir de 29 de outubro de 2025, o tráfego ferroviário para Praga será interrompido devido a obras. Ônibus de reposição para viajantes.

Grandes problemas ferroviários: as viagens de trem entre Dresden e Praga foram interrompidas a partir de sexta-feira!

Os viajantes de trem entre Dresden e Praga precisam se preparar para um duplo desafio. A partir de 29 de outubro de 2025, o tráfego ferroviário internacional será suspenso por duas semanas. A razão para isso são os extensos trabalhos de construção entre Bad Schandau e Schöna, como relata MDR. Os passageiros que desejam viajar devem sair da Eurocidade e fazer transferência para ônibus substitutos até 8 de novembro. No entanto, estes autocarros não param em Bad Schandau ou Děčín, o que representa desafios logísticos adicionais para os viajantes.

No tráfego regional, apenas a linha U28 do parque nacional estará em operação entre Bad Schandau e Schöna. Ônibus de substituição estão temporariamente planejados entre Rathmannsdorf e Děčín para rotas alternativas. Schönau pode ser alcançado de ferry a partir de Hřensko; A cidade de Krippen pode ser alcançada através de autocarro regional. As obras visam a renovação do traçado do Vale do Elba e incluem a utilização de interruptores de construção, pivotamento das linhas aéreas e reconstrução do aterro ferroviário.

Tempos desafiadores para os viajantes

A situação actual faz parte de uma tendência mais ampla na Alemanha, onde a Deutsche Bahn está a trabalhar num grande programa de modernização. Até 2036, mais de 40 rotas principais serão fechadas durante vários meses e às vezes até anos, a fim de renovar fundamentalmente a rede ferroviária, como relata a ADAC. No entanto, estas perturbações massivas não se limitam apenas aos estaleiros de construção na área de Dresden.

Só nas próximas semanas, os viajantes terão de se preparar para inúmeras restrições: os autocarros entre Hohenstein-Ernstthal e Zwickau substituirão os comboios, e também haverá desvios de horários entre Chemnitz e Wüstenbrand e entre Dresden e Tharandt até 12 de dezembro. Os trens intermunicipais da linha Chemnitz – Rostock são frequentemente cancelados de 7 a 17 de novembro.

Investimentos para o futuro

Há um enorme esforço de investimento por trás destas medidas de renovação. Em 2023, a Deutsche Bahn investiu cerca de 17 mil milhões de euros na infraestrutura - um montante superior ao que tem sido em muitos anos, como Tagesspiegel. Este investimento financeiro visa aumentar a qualidade do tráfego ferroviário e reduzir a suscetibilidade de falhas da infraestrutura. Philipp Nagl, chefe da empresa de infraestrutura ferroviária InfraGo, enfatizou a necessidade urgente de resolver o atraso no investimento e melhorar fundamentalmente a qualidade das ligações ferroviárias.

Mas apesar destes esforços, a situação continua tensa. Numerosos corredores importantes são afetados por obras, o que significa perturbações significativas para milhões de viajantes. Isto terá um impacto duradouro no planeamento de viagens a longo prazo nos próximos anos. Uma boa mão no planejamento de viagens é necessária agora mais do que nunca.