A economia da Alemanha Oriental floresce: as previsões mostram um forte crescimento!

A economia da Alemanha Oriental floresce: as previsões mostram um forte crescimento!

Dresden, Deutschland - A economia da Alemanha Oriental está em uma luz positiva e gradualmente recuperada dos desafios dos últimos anos. De acordo com o Instituto Dresden IFO, a região deixou o ponto baixo econômico para trás. Para 2023, um aumento na produção econômica é previsto em 0,3 % e um aumento de 1,3 % para 2024. Esses desenvolvimentos são apoiados principalmente por medidas fiscais planejadas pelo governo federal, mesmo que se dêem que a Alemanha Oriental se beneficia menos com essas medidas do que os estados federais ocidentais, como o [Tagesspiegel] (https://www.tagesspiegel.de/berlin/bodern-ifo-dresden-wirtschaft-erholt----- reportado.

Os impulsos particularmente positivos são esperados para a indústria da construção e a indústria de serviços, especialmente na área de serviços de consumo. No entanto, deve -se notar que a indústria de armamentos no Oriente desempenha um papel subordinado e que o aumento planejado nos gastos militares dificilmente deve trazer vantagens diretas. Embora a Alemanha Oriental tenha dependente menos exportação no passado, o mercado de trabalho deve aceitar desenvolvimentos estagnados atuais.

crescimento previsto

Curiosamente, a economia da Alemanha Oriental promete maior crescimento do que a média geral alemã nos próximos anos. Para 2024, um aumento de 1,1 % nos novos estados federais está previsto, enquanto a economia alemã deverá crescer apenas 0,4 %, de acordo com Tagetchau. Essas perspectivas positivas se devem em parte aos ajustes de pensão e ao aumento do salário mínimo, que têm efeitos mais fortes no Oriente.

Especialmente na Saxônia e em Brandenburgo, foram registrados grandes investimentos de players globais como Tesla e Intel. A Tesla já empregou mais de 12.000 pessoas em Grünheide, o que leva a taxas de crescimento mais altas em pouco tempo. A longo prazo, resta saber se esses assentamentos são realmente sustentáveis ou se ocorre apenas com efeitos de tomada por meio de subsídios do governo. Uma bênção ou uma maldição? A resposta a esta pergunta depende fortemente do desenvolvimento do mercado de trabalho e da estrutura da população.

O mercado de trabalho sob pressão

O mercado de trabalho na Alemanha Oriental enfrenta grandes desafios. O Instituto IFO prevê um declínio de 0,1 % em 2025, seguido por um aumento marginal de 0,2 % no ano depois. Esses desenvolvimentos estagnados são devidos a condições demográficas desfavoráveis e à escassez de trabalhadores qualificados. Dependendo dos jovens e do envelhecimento da população, há outros problemas que precisam ser abordados, de acordo com uma avaliação de zdf.

Resumiu a Alemanha Oriental nos últimos anos, mas tem sido um desenvolvimento notável, mas a região continua a ter grandes obstáculos. Resta saber se a região pode realmente atuar como um motor da economia alemã. Com uma parte de apenas 16 % no PIB alemão, a questão da competitividade a longo prazo e o potencial de crescimento sustentável é mais do que nunca relevante.

Details
OrtDresden, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)