Falta de professores na Saxônia-Anhalt: Alerta vermelho nas escolas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Falta de professores na Saxônia-Anhalt 2025: Você pode descobrir onde faltam os cargos mais urgentes e quais medidas estão planejadas aqui.

Lehrermangel in Sachsen-Anhalt 2025: Wo die dringendsten Stellen fehlen und welche Maßnahmen geplant sind, erfahren Sie hier.
Falta de professores na Saxônia-Anhalt 2025: Você pode descobrir onde faltam os cargos mais urgentes e quais medidas estão planejadas aqui.

Falta de professores na Saxônia-Anhalt: Alerta vermelho nas escolas!

A situação nas escolas da Saxónia-Anhalt é tensa. A escassez de professores continua a ser uma questão urgente que não só mantém as escolas afectadas, mas também a política educativa em alerta. Infelizmente, devido a diversos factores, tais como doença, licença de maternidade e imigração, o Ministério da Educação não pode fornecer um número específico de professores ausentes para o próximo ano lectivo. Porém, uma coisa é certa: a busca por novos professores está a todo vapor. As escolas primárias, em particular, procuram urgentemente professores em disciplinas como alemão, desporto e música. MDR relatado.

A situação é semelhante nas escolas secundárias e comunitárias. Há uma necessidade significativa de professores de matemática, inglês e tecnologia, para citar alguns. Professores para disciplinas como história e química são urgentemente necessários nas escolas secundárias. As previsões da Conferência dos Ministros da Educação e Assuntos Culturais (KMK) prevêem uma escassez de mais de 17.400 professores até 2024, o que só irá diminuir lentamente o portal da escola alemã explicou.

Um bando de velhos

Outro problema é a estrutura etária dos professores. Na Saxónia-Anhalt, 57,1 por cento dos professores têm mais de 50 anos, o que tem um impacto significativo nas escolas. Com 10,6 por cento dos professores com 60 anos ou mais, a flutuação etária é rapidamente perceptível. Alto Estatista As escolas podem esperar uma onda de aposentadorias nos próximos anos. Muitos professores estão se aposentando ao mesmo tempo em que o número de alunos aumenta devido ao baby boom da década de 2010.

No ano letivo de 2022/23, a quota de professores a tempo parcial aumentou para um recorde de 42,3 por cento. Além disso, os professores mais jovens com menos de 35 anos estão representados apenas em 21,1 por cento nas escolas gerais. Uma análise dos números mostra: Mais de 10 por cento dos professores não obtiveram uma qualificação docente reconhecida. Isto aumenta o desafio de encontrar pessoal qualificado.

O que pode ser feito em relação à escassez de professores?

O Conselho de Educação já tomou medidas iniciais para combater a escassez de professores. Isto inclui também uma redução temporária dos horários e a reforma da formação de professores. Uma pesquisa da Associação de Educação mostrou que há vagas de ensino em cada segunda escola. As escolas primárias e as escolas especiais, em particular, sofrem com vagas não preenchidas, o que significa que 66 por cento dos inquiridos têm de empregar pessoas sem qualificações docentes.

Globalmente, é evidente que a escassez de professores representa um desafio a longo prazo que só pode ser enfrentado através da coordenação transfronteiriça e da adaptação da formação de professores. O estado da Saxónia-Anhalt e os outros estados federais devem agora ter uma boa mão na procura de soluções adequadas e na melhoria da situação nas escolas o mais rapidamente possível.