Escassez de professores na Saxônia: mudanças de carreira trazem uma lufada de ar fresco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Escassez de professores na Saxónia: pessoas que mudam de carreira estão a ser preparadas para a profissão docente. Experiências e desafios no cotidiano escolar.

Lehrermangel in Sachsen: Quereinsteiger werden auf den Lehrerberuf vorbereitet. Erfahrungen und Herausforderungen im Schulalltag.
Escassez de professores na Saxónia: pessoas que mudam de carreira estão a ser preparadas para a profissão docente. Experiências e desafios no cotidiano escolar.

Escassez de professores na Saxônia: mudanças de carreira trazem uma lufada de ar fresco!

Muita coisa está acontecendo no sistema educacional da Saxônia. Particularmente discutida é a crescente escassez de professores e o papel dos agentes de mudança de carreira, que têm sido cada vez mais contratados nas escolas nos últimos anos. Alto MDR Entre 2018 e agosto de 2025, mais de 2.300 recém-chegados foram acolhidos na profissão docente. Essas pessoas possuem experiência profissional anterior em outras áreas e não concluíram a formação formal de professores.

Um exemplo claro dessa mudança de carreira é Diana Freund, que leciona numa escola secundária em Eppendorf desde fevereiro. Sua trajetória é notável: antes de lecionar, foi advogada empresarial. Apesar da sua formação não tradicional, ela teve experiências positivas e enfatiza a utilidade de um curso de preparação especial de três meses, concebido para ajudar os profissionais que mudam de carreira a familiarizarem-se com a nova profissão.

Recém-chegados na sala de aula

Diana Freund enfatiza como a experiência anterior de ensino pode ser importante para facilitar o início de sua carreira como professora. “O apoio de uma funcionária da Secretaria Estadual de Escola e Educação foi muito valioso para mim”, relata. O diretor da escola, Martin Weinke, que também muda de carreira, também está satisfeito com a aceitação dos novos professores nas escolas e está convencido de que eles são um enriquecimento para a equipe.

O sindicato GEW está geralmente satisfeito com o programa, mas apela a uma preparação mais longa e a um melhor apoio aos que mudam de carreira. Burkhard Naumann, do GEW, alerta para um “choque prático” que muitos que mudam de carreira experimentam, uma vez que a transição para a profissão docente está associada a desafios. No entanto, a tendência de trazer para as escolas pessoas empenhadas de outras áreas profissionais parece estar a começar a dar frutos.

O futuro da profissão docente

Os números falam por si: enquanto dois terços dos que mudam de carreira permanecem nas suas carreiras a longo prazo, o resto está pronto para jogar a toalha. Resta saber como esta tendência se desenvolverá e que medidas adicionais serão tomadas para combater de forma sustentável a escassez de professores.

Mas não há mudanças apenas na educação, há novidades também na área de tecnologia. Com o fim iminente do suporte para Windows 10 em 14 de outubro de 2025, recomenda-se que os usuários mudem para o Windows 11. Isso é feito por Microsoft enfatizou que nenhuma nova atualização de software, suporte técnico ou correções de segurança estarão disponíveis após esta data.

Quem quiser personalizar a experiência no PC pode trabalhar com diversos temas, que podem ser facilmente personalizados por meio das configurações. De imagens a cores e sons, há inúmeras opções. Você pode até criar seus próprios temas e compartilhá-los com você ou outras pessoas para otimizar sua experiência de usuário. Fiel ao lema: Aproveite ao máximo o que você tem!