125 anos de habitação social: o caminho de Leipzig para a habitação acessível!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Leipzig comemora 125 anos de habitação social, iniciada por Hermann J. Meyer. Uma visão da história e dos desenvolvimentos atuais.

Leipzig feiert 125 Jahre sozialen Wohnungsbau, initiiert von Hermann J. Meyer. Einblick in Geschichte und aktuelle Entwicklungen.
Leipzig comemora 125 anos de habitação social, iniciada por Hermann J. Meyer. Uma visão da história e dos desenvolvimentos atuais.

125 anos de habitação social: o caminho de Leipzig para a habitação acessível!

Um capítulo importante da história da cidade é celebrado em Leipzig: a habitação social começou há 125 anos com a fundação da “Associação para a Construção de Habitações Baratas” pelo editor Hermann Julius Meyer. Esta iniciativa foi uma resposta à grave escassez de habitação do século XIX, quando muitas pessoas tinham de viver em cortiços em condições degradantes. O foco estava no fornecimento de moradias acessíveis para grupos de baixa renda, e o conceito ainda hoje recebe atenção considerável. De acordo com l-iz.de ainda hoje é uma tarefa do Estado, mas muitas vezes negligenciada em todo o país.

As primeiras “casas Meyer” caracterizavam-se pelo fato de o aluguel não ser calculado com base no tamanho do apartamento, mas sim com base na renda individual. Inquilinos com renda anual de 800 a 1.800 marcos puderam morar nos edifícios pioneiros construídos entre 1887 e 1937 em quatro colônias residenciais em Leipzig. O pioneiro da arquitetura Max Pommer desempenhou um papel essencial; Seus projetos ainda hoje são um carro-chefe da habitação social na Alemanha. Só a construção da primeira colônia em Lindenau começou em 1887 e foi concluída em 1892 com 35 casas. Muitas das estruturas criadas naquela época ainda hoje são preservadas e moldam a paisagem urbana.

Desafios e soluções modernas

A cidade de Leipzig está novamente comprometida com a habitação social. As Casas Meyer são há muito tempo um nome familiar na região e agora estão passando por uma renovação intensiva. Estão atualmente em modernização 39 unidades de arrendamento em Kleinzschocher, projeto que está a ser implementado com o apoio da cidade de acordo com a decisão municipal de 15 de dezembro de 2022. O objetivo é utilizar ativamente os apartamentos vazios e assim criar habitação social. De acordo com meyersche-haeuser.de, os inquilinos dos novos e modernos apartamentos devem apresentar uma autorização de residência branca, sendo o preço do aluguer baseado no custo do alojamento.

Os apartamentos recentemente renovados estão equipados com laminado de alta qualidade, electricidade nova e muitas comodidades como varandas. O resultado destas medidas são apartamentos de 1, 3 e até 4 quartos que não só são luminosos e acolhedores, mas também oferecem um novo lar para muitas famílias. Um total de 36 apartamentos recentemente renovados estão agora totalmente alugados. As medidas de modernização também incluem a renovação de telhados e fachadas e criam um ambiente de vida atraente.

A história da habitação social

O desenvolvimento da habitação social na Alemanha está intimamente ligado a leis e regulamentos importantes. De acordo com socialer-wohnungsbau.de, várias leis, como a Lei da Comunidade Habitacional de 1940 ou a Lei de Construção de Habitação de 1950, criaram o quadro para a promoção e regulamentação da habitação socialmente subsidiada. Estes princípios jurídicos também desempenham um papel importante no debate atual sobre a construção de habitação.

Iniciativas comprometidas, como as instituições fundadas por Meyer, sempre mostraram a importância da habitação acessível para a sociedade. O valioso feedback dos lojistas e as experiências positivas em eventos, como o recém-realizado Festival Infantil 2023, comprovam a relevância dos projetos sociais e fortalecem ainda mais a comunidade dos bairros.