Sound of Democracy: Uma viagem musical no tempo para estudantes em Leipzig

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 28 de outubro de 2025, Leipzig apresentará a performance multimídia “Som da Democracia”, que apresentará aos alunos a história da democracia.

Am 28.10.2025 präsentiert Leipzig die multimediale Performance "Klang der Demokratie", die Schüler in die Geschichte der Demokratie einführt.
No dia 28 de outubro de 2025, Leipzig apresentará a performance multimídia “Som da Democracia”, que apresentará aos alunos a história da democracia.

Sound of Democracy: Uma viagem musical no tempo para estudantes em Leipzig

Uma emocionante viagem de descoberta através da história da democracia está prestes a começar: na próxima segunda-feira, a performance multimédia “Sound of Democracy” será apresentada na Philippuskirche em Leipzig. Este projeto extraordinário é o resultado de uma cooperação entre a Fundação Lugares da História Democrática Alemã, o Freiraum Syndikat e a KampradMedia. Destina-se principalmente a alunos do nono ano e irá levá-los numa viagem no tempo que examina o desenvolvimento da democracia desde os seus primórdios na Grécia antiga até à primeira mulher chanceler. Este relatório MDR.

O que há de especial em “Sound of Democracy” é o entrelaçamento de elementos teatrais, musicais e multimídia. Os espectadores podem esperar uma performance interativa que impressiona não apenas com peças musicais sensíveis, mas também com fotos, vídeos e uma apresentação animada de um cantor. Um apresentador de televisão apresentará locais históricos, enquanto conversas bem ensaiadas com especialistas, como o primeiro-ministro da Saxónia-Anhalt, Reiner Haseloff, sublinharão a relevância do papel de Wittenberg na Reforma. “Cada acontecimento histórico tem a sua própria peça musical”, explica o diretor musical Lukas Dreyer e descreve o som como encorajador, mas também com “tons sombrios”. Os acompanhamentos musicais são quatro violoncelos, um acordeão, uma bateria e um baixo, que condensam musicalmente as emoções da democracia.

Um público ativo

A natureza interativa da performance não permite que o público permaneça passivo. “Os alunos participam ativamente e batem palmas ao som da música”, diz Dreyer alegremente. Isto cria uma ligação entre os intérpretes e aqueles que assistem, que é ainda mais fortalecida por elementos comunicativos. Além disso, os próprios músicos tiveram experiência com a democracia, o que confere à performance uma autenticidade especial.

Mas a performance não tem apenas um caráter nostálgico. Usando a narrativa multimídia, 16 lugares e personalidades importantes da história democrática alemã ganham vida em uma viagem virtual. “Queremos examinar o valor e o significado da democracia no passado e no presente”, afirmaram os organizadores. Este evento é gratuito, dura cerca de 90 minutos e é recomendado para alunos do 8º ao 10º ano. A inscrição é possível através da página inicial dos organizadores, onde podem ser encontradas mais informações sobre o evento: Turismo na Floresta Negra.

“Sound of Democracy” é mais do que apenas uma performance expressiva; é um apelo ao reconhecimento do valor da democracia e à participação activa nela. A viagem do projeto por todos os estados federais está programada para continuar até o próximo ano e oferece oportunidades para examinar a própria importância no processo democrático. Porque a democracia não é apenas uma coisa do passado, ela vive em cada um de nós!