Lernsax em perigo: falha no e-mail atrapalha a comunicação nas escolas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Lernsax está tendo problemas técnicos com endereços de e-mail de professores. A interrupção afeta a comunicação na Saxônia.

Lernsax hat technische Probleme mit E-Mail-Adressen der Lehrer. Störung beeinträchtigt Kommunikation in Sachsen.
Lernsax está tendo problemas técnicos com endereços de e-mail de professores. A interrupção afeta a comunicação na Saxônia.

Lernsax em perigo: falha no e-mail atrapalha a comunicação nas escolas!

Um problema técnico está causando agitação nas escolas saxônicas. O servidor de e-mail da plataforma educacional Aprenda Saxofone serviço recusado. Isto foi confirmado, entre outros, pela Secretaria Estadual de Escolas e Educação da Saxônia, que afirmou que os endereços de e-mail dos professores foram afetados. Isto significa que atualmente não é possível a comunicação entre professores, alunos e pais através da plataforma.

Apesar da interrupção, os alunos ainda podem acessar o conteúdo das aulas. Este problema técnico foi relatado até agora por duas escolas, a escola secundária Pirna e a escola secundária Romain-Rolland em Dresden. O fornecedor de serviços de TI responsável já está trabalhando em uma solução, mas ainda não está claro quanto tempo levará o reparo. A razão das dificuldades ainda é desconhecida, mas é tranquilizador saber que os e-mails não devem ser perdidos.

O papel do LernSax

LernSax é uma plataforma de e-learning versátil baseada na web, operada pelo Escritório Estadual de Escolas e Educação da Saxônia. A plataforma foi apresentada publicamente pela primeira vez em 2014 e está ativa em toda a Saxónia desde 2020; mais de 500.000 pessoas agora usam suas funções. LernSax permite que professores e alunos trabalhem em salas de aula virtuais, organizem aulas e se comuniquem facilmente entre si. Em junho de 2020, a plataforma já contava com cerca de 450 mil usuários, e seu uso voltou a aumentar durante a pandemia de COVID-19.

A plataforma não só promove o intercâmbio através de e-mail, mensagens curtas e videoconferências, mas também apoia a aprendizagem cooperativa e a integração de métodos de ensino competentes em matéria de meios de comunicação. Os alunos podem fazer upload de tarefas através do sistema e documentar seu progresso de aprendizagem, enquanto os professores podem atribuir trabalhos e acompanhar o progresso de seus alunos.

Ajustes e desafios

No passado, o LernSax sofreu perturbações massivas que duraram até ao final de 2020, especialmente devido a uma atualização do sistema de videoconferência, que foi substituído pelo sistema de código aberto BigBlueButton em 2022. A partir destas experiências, foi desenvolvido um suporte abrangente para as escolas introduzirem e utilizarem com sucesso o LernSax.

Portanto, resta saber quando será colmatada a lacuna de comunicação criada por esta perturbação técnica. A utilização de plataformas modernas de e-learning, como o LernSax, está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente numa época em que métodos de aprendizagem flexíveis e formação digital estão em primeiro plano.