Primeira deportação frete para o Afeganistão: Dobrindt promete segurança!

Primeira deportação frete para o Afeganistão: Dobrindt promete segurança!

Em 18 de julho de 2025, ocorreu um frete significativo de deportação para o Afeganistão. Às 8:58 da manhã, uma máquina da Qatar Airways começou no aeroporto de Leipzig/Halle com 81 afegãos. As pessoas que estavam esperando o retorno são consideradas "criminosos graves e mais graves" e, de acordo com o ministro federal do interior, Alexander Dobrindt, estão "sujeitos a uma pessoa fora de pessoa". Dobrindt enfatiza que essas deportações são "necessárias para a segurança dos cidadãos".

Nos últimos anos, o tópico dos retornos ao Afeganistão foi fortemente controverso, especialmente porque o Taliban foi assumido em agosto de 2021, pois as deportações foram inicialmente suspensas. O primeiro vôo após essa interrupção ocorreu apenas a bordo de 30, 2024, com 28 homens a bordo. Hoje, no entanto, o primeiro grande frete de deportação foi marcado há quase um ano, e a necessidade de deixar as pessoas preocupadas com o solo alemão continua sendo um ferro quente no debate sobre a política de migração na Alemanha.

Desafios e relacionamentos internacionais

A situação de negociação é um desafio especial, já que a Alemanha atualmente não mantém relações diplomáticas com o Taliban. O ministro das Relações Exteriores Johann Wadephul disse que o regime em Cabul não é reconhecido como um governo legítimo. Portanto, não está claro se o Taliban foi negociado diretamente para o frete de deportação atual ou um mediador, sob certas circunstâncias, com o envolvimento do Golfemirato do Catar, que estava envolvido como parceiro estratégico na preparação do voo.

A comunidade global analisa criticamente a situação no Afeganistão. Os Talibãs são conhecidos internacionalmente como lesões desumanas e de direitos humanos, especialmente em termos dos direitos das mulheres. Esses fatos lançam uma sombra sobre a legitimidade das deportações, que são acentuadamente criticadas por organizações como o Instituto Alemão de Direitos Humanos e o Asilo Pro. Estes últimos veem as medidas incompatíveis com a Convenção Européia de Direitos Humanos e a Lei Básica Alemã.

Necessidades de reforma na política de migração

Como parte da cúpula de migração, para a qual Dobrindt havia convidado seus colegas europeus, o ministro pede um aperto geral da política de migração na Europa. Em suas explicações, Dobrindt não apenas enfatiza a urgência de falar com o Talibã, mas também a necessidade de estabelecer procedimentos claros para o retorno de pessoas que se tornaram delinqüentes.

Como o desenvolvimento atual mostra, o tópico permanece tão complicado quanto necessário. A necessidade de deportação é considerada relevante de segurança por alguns, outros alertam sobre as possíveis violações dos direitos humanos. Essas visões diferenciadas o convidam para uma discussão abrangente sobre o futuro da política de migração na Alemanha e na Europa.

For further information and backgrounds on this topic, the reports of diesachsen.de href = "https://www.spiegel.de/politik/fghanistan-alexander-alexander-dobrindt-bekraft-plaene-fuer-----2cbdd40-3169-4e5-80e7-92a16968d6" href = "https://www.tagesschau.de/inland/innenspolitik/abschiebeflug-dobrindt-afghanistan-100.html"> tagesschau.de

Details
OrtMeißen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)