Cinco rapazes da banda em Dresden: Adeus com um momento papal inesquecível
Em 15 de junho de 2025, cinco garotos da banda de Dresden se despediram. O Bispo Timmerevers prestou homenagem ao seu serviço especial e canto.

Cinco rapazes da banda em Dresden: Adeus com um momento papal inesquecível
15 de junho de 2025 foi um dia de emoções para o Dresden Kapellknaben. Por ocasião do Domingo da Trindade, muitos crentes se reuniram para despedir-se cerimoniosamente de cinco jovens cantores de seu serviço. A despedida não ocorreu apenas em um ambiente comemorativo, mas também foi marcada por lembranças de destaques musicais marcantes, como uma apresentação diante do Papa Francisco no outono de 2024. Dom Heinrich Timmerevers, que esteve presente durante a Santa Missa, agradeceu aos rapazes da banda pelo seu leal serviço e enfatizou a importância do seu canto para a comunidade, como [a diocese de Dresden-Meissen relatado](https://www.bistum-dresden-meissen.de/aktuelles/fuenf-dresdner-kapellknaben- Feierlich-aus-dem-chor-verabschiedet).
Um momento marcante foi a retirada simbólica da sobrepeliz, que marcou o fim do seu serviço. “Desejo que o louvor a Deus permaneça vivo em seus corações”, Timmerevers concluiu suas comoventes palavras e abençoou os jovens enquanto eles iniciavam seu caminho na vida. O diretor do coral, Christian Bonath, também reconheceu a longa tradição e o caráter abnegado do coro, enquanto o espiritualista Michael H. Kreher encerrou a cerimônia com sua bênção.
Comemoração do Papa Francisco
Apenas um dia depois desta comovente despedida, outro serviço significativo aconteceu na Catedral de Dresden. Em 16 de junho de 2025, Dom Heinrich Timmerevers lembrou-se do Papa Francisco, que morreu na segunda-feira de Páscoa aos 88 anos, num sermão comovente. O serviço memorial, que contou com a presença do Ministro do Interior da Saxônia, Armin Schuster, e da Ministra da Cultura, Barbara Klepsch, entre outros, foi acompanhado pelo acompanhamento musical dos meninos da banda. Claro, isso também se enquadrava no contexto da despedida anterior dos jovens cantores, que acabavam de deixar para trás um capítulo de suas vidas, enquanto a igreja lembra um de seus líderes mais influentes, como Sächsische.de relatado.
Timmerevers, com pensamentos claros, discutiu como o Papa Francisco remodelou a Igreja e destacou questões importantes, muitas vezes negligenciadas. “Misericórdia”, disse Timmerevers, era a “trave de sustentação desta igreja”. As suas palavras foram ouvidas pela congregação reunida, que recordou o Papa com o toque dos sinos e a luz das velas. Uma imagem de Francisco na Pietà convidava os presentes a acender velas ali. Prevê-se também que na próxima quinta-feira em Leipzig se realize outra missa memorial, que aprofundará ainda mais o luto pelo Papa, conhecido como pioneiro do diálogo, e este serviço estará disponível durante uma semana na mediateca do MDR, conforme anunciado no site Kapellknaben aqui.
Numa reviravolta trágica, a notícia da morte do Papa surpreendeu os rapazes da banda, como foi sabido durante as férias da Páscoa. Mas apesar da ausência de alguns membros, os presentes mantiveram viva a missa com o seu canto, que encheu a sala e tocou o coração dos ouvintes.