Corte e cuidado da grama: Melhor proteção contra inundações na parte superior do Elba!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Administração Estatal de Barragens da Saxónia está a iniciar medidas para cortar relva e manter árvores em Meißen, a fim de melhorar a protecção contra inundações.

Die Landestalsperrenverwaltung Sachsen startet Maßnahmen zur Grasmahd und Gehölzpflege in Meißen, um Hochwasserschutz zu verbessern.
A Administração Estatal de Barragens da Saxónia está a iniciar medidas para cortar relva e manter árvores em Meißen, a fim de melhorar a protecção contra inundações.

Corte e cuidado da grama: Melhor proteção contra inundações na parte superior do Elba!

O distrito de Meißen está atualmente a trabalhar arduamente para aumentar a segurança contra inundações. A Administração Estatal de Barragens da Saxônia realizou um extenso trabalho de corte de grama e cuidado de árvores em vários rios no Alto Elba, tais como: relatórios diesachsen.de. Com um investimento financeiro que ronda os 300 mil euros, pretende-se melhorar as capacidades de drenagem das massas de água para agir com segurança e minimizar os riscos para os residentes e para a zona envolvente.

As medidas estão em vigor desde o final de setembro e vão durar até ao final de fevereiro do próximo ano. Esta janela temporal foi escolhida deliberadamente para não perturbar a época de reprodução das aves e manter o equilíbrio ecológico. As obras planejadas incluem a manutenção do Triebisch desde a defesa da cidade até a foz do Elba de setembro a novembro, bem como as medidas em Meißen e Munzig de dezembro a fevereiro de 2026.

Importante proteção contra inundações

As planícies aluviais intactas são a chave para a proteção contra inundações. Mas na Alemanha este é um bem raro. Alto duh.de Apenas 9% das planícies aluviais estão intactas. Grandes rios como o Reno, o Elba, o Danúbio e o Oder são particularmente afetados, onde mais de 80% das planícies aluviais originais foram separadas do rio. Estes endireitamentos e diques não só prejudicaram o abastecimento de água aos habitats, mas também reduziram a biodiversidade nas regiões afectadas.

Os desafios são ainda agravados pelas alterações climáticas: as secas severas e os períodos de chuvas intensas estão a aumentar, o que coloca uma forte pressão no equilíbrio hídrico da paisagem. Apenas 1% das florestas ciliares de madeira dura permanecem, e os prados ribeirinhos inundados que servem como importantes habitats de desova estão frequentemente secos. Para contrariar esta situação, são necessárias medidas de renaturação específicas, como as procuradas num conceito para melhorar a proteção contra inundações na floresta de planície aluvial de Plötzkauer, na Saxónia-Anhalt.

Um conceito forte para o futuro

O equilíbrio hídrico da paisagem é crucial para a interação entre o clima, a biodiversidade e as necessidades humanas. Isto inclui a distribuição natural e o armazenamento de água nos solos, nos corpos d’água e na atmosfera. O Agência Federal do Meio Ambiente Apenas 9% dos rios e lagos na Alemanha têm um bom estado ecológico, o que fica muito aquém dos objetivos da Diretiva-Quadro Europeia da Água.

Para enfrentar os desafios das alterações climáticas são necessárias várias opções de ação: desde a renaturalização dos rios e o regresso às estruturas naturais até à adaptação da agricultura para aumentar a capacidade de armazenamento de água do solo. A visão é uma paisagem esponjosa que efetivamente absorve, armazena e libera água lentamente, não apenas para controlar as enchentes, mas também para amortecer os períodos de seca.

As medidas tomadas em Meißen constituem, portanto, um passo importante na direcção certa. O fato de aqui se mostrar boa mão pode beneficiar não só os moradores, mas também toda a região. Os esforços para proteger contra inundações e melhorar os habitats naturais podem valer o seu peso em ouro.