Emergência na Saxônia: 8.000 animais mortos por precaução por causa da gripe aviária!
Em Meißen, 8.000 animais foram mortos por suspeita de gripe aviária. Medidas de saúde e requisitos estáveis são dispensados.

Emergência na Saxônia: 8.000 animais mortos por precaução por causa da gripe aviária!
Um caso suspeito de gripe aviária está causando agitação na Saxônia. O agente patogénico da gripe aviária foi detectado numa exploração avícola em Ebersbach, no distrito de Meißen. Isto relata o Mundo. Para proteger a saúde dos animais restantes, 8.000 animais foram mortos por precaução. A decisão foi tomada em estreita coordenação com o Grupo de Trabalho para Doenças Animais do Ministério dos Assuntos Sociais, a fim de evitar a propagação da doença.
Na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, a repartição distrital publicará dois despachos gerais sobre a obrigatoriedade de manutenção de cavalariças e as necessárias zonas de exclusão. Esta é uma medida preventiva depois de várias aves selvagens infectadas, incluindo um guindaste e um cisne, bem como um ganso cinzento, terem sido encontradas no Lago Markkleeberger, na área urbana de Leipzig. A Ministra dos Assuntos Sociais, Petra Köpping (SPD), recomenda que todos os avicultores alojem os seus animais em estábulos e cumpram medidas rigorosas de higiene.
A precaução certa
Para garantir que os avicultores estão do lado seguro, não devem apenas trazer os seus animais para os estábulos, mas também garantir que todos os funcionários da empresa usam vestuário de proteção e desinfetam as mãos e trocam de calçado antes de entrar no estábulo. Caso alguém encontre aves silvestres mortas, é importante comunicá-las imediatamente ao consultório veterinário responsável.
Estas medidas seguem uma tendência preocupante: os primeiros casos de gripe aviária em animais selvagens no Estado Livre da Saxónia mostram que a doença animal também está a ganhar terreno neste país. Os veterinários e as autoridades estão em alerta e espera-se que estas medidas preventivas retardem a propagação da doença.
Uma olhada nas opções de comunicação
A combinação entre uma avicultura responsável e uma comunicação eficaz através dos meios de comunicação modernos pode ajudar a conter a propagação da gripe aviária. Em tempos como estes, a solidariedade é mais importante do que nunca – tanto entre os proprietários de animais como em toda a comunidade.