Radebeul homenageia voluntários heróicos: Essas equipes de resgate foram homenageadas!
Em 27 de outubro de 2025, o prefeito de Radebeul homenageou os dedicados trabalhadores de resgate por seu incansável trabalho voluntário.

Radebeul homenageia voluntários heróicos: Essas equipes de resgate foram homenageadas!
Chegou aquela hora novamente em Radebeul: o dia anual de homenagem aos cidadãos voluntários recebeu grande reconhecimento em 27 de outubro. Desta vez, os serviços das equipes de resgate foram particularmente homenageados na Kultur-Bahnhof. O prefeito Bert Wendsche e o segundo prefeito Silvio Kockentiedt entregaram cerimoniosamente os prêmios. Entre os homenageados estavam personalidades do corpo de bombeiros, da Agência de Assistência Técnica (THW) e dos serviços de resgate que assumiram um compromisso notável com o bem comum. Dies Sachsen relata uma celebração que não só sublinhou o compromisso dos voluntários, mas também a importância do voluntariado para a sociedade.
Entre os homenageados está Uwe Forke, do corpo de bombeiros voluntários de Radebeul-Wahnsdorf. Em serviço desde 1980, ele deu uma contribuição significativa ao longo dos anos como líder de grupo e chefe dos bombeiros distritais locais. Dirk e Claudia Kretzschmar, da Cruz Vermelha Alemã (DRK), também estão no centro das atenções pela sua extraordinária dedicação, enquanto Ute Wendt se destaca como o bombeiro mais ativo e com mais horas de serviço. Outro destaque é Fabian Scholz da THW, cuja responsabilidade pela organização e desempenho das operações é de grande importância.
Valorização do trabalho voluntário
Na Alemanha e em Radebeul, o voluntariado é mais do que apenas uma actividade de bom tempo. Todos os anos, cerca de 16,9 milhões de pessoas na Alemanha são voluntárias. De acordo com Statista, o “Dia Internacional do Voluntário” é comemorado em 5 de dezembro para reconhecer o grande trabalho dessas mãos amigas. O trabalho voluntário é voluntário, inestimável e desempenha um papel crucial na nossa vida quotidiana - seja no corpo de bombeiros, em clubes desportivos ou em instituições de caridade.
Os jovens com menos de 27 anos utilizam frequentemente o tempo entre a conclusão da escola e a formação profissional para o serviço voluntário, como o Ano Social Voluntário (FSJ) ou o Ano Ecológico Voluntário (FÖJ). Estas atividades promovem não só a construção de experiências, mas também o sentido de comunidade nas respetivas comunidades locais.
Contribuição sustentável para a sociedade através de voluntários
O voluntariado não se limita apenas às pessoas mais velhas: cada vez mais jovens adultos encontram alegria no voluntariado, o que significa que não só retribuem algo à sociedade, mas também ganham uma experiência valiosa para o seu desenvolvimento pessoal. As discussões atuais sobre possíveis mudanças no serviço militar mostram que o Estado também está focado no futuro do trabalho voluntário. Apesar dos debates sobre o regresso do serviço militar obrigatório, a motivação para o voluntariado no sector social continua a ser de importância central.
Homenagear os voluntários em Radebeul mostra mais uma vez a importância de tais iniciativas. Não só trazem a atenção para os cidadãos empenhados, mas também promovem a consciencialização sobre a importância do voluntariado na nossa sociedade. Cabe a todos nós valorizar e continuar a apoiar esta valiosa contribuição para manter a comunidade forte e vibrante.