Pesquisa de segurança ocupacional: Quão seguros são os estábulos no distrito de Meißen?
Os trabalhadores agrícolas do distrito de Meißen podem participar num inquérito anónimo sobre as condições de trabalho até 14 de setembro.

Pesquisa de segurança ocupacional: Quão seguros são os estábulos no distrito de Meißen?
No distrito de Meißen, os trabalhadores agrícolas e os estagiários são convidados a participar num inquérito abrangente que visa fornecer uma imagem mais precisa das condições de trabalho na pecuária. Esta iniciativa é apoiada pelo Sindicato Industrial Construção-Agrar-Meio Ambiente (IG BAU) e faz parte de um projeto nacional que também atua em Altenburger Land. A pesquisa está acessível on-line e pode ser respondida convenientemente usando smartphones, tablets ou computadores. O tempo de processamento é de aproximadamente 15 minutos e permanece aberto até 14 de setembro.
O que esta pesquisa tem de especial é a garantia do anonimato das respostas. Jörg Borowski, do sindicato agrícola, enfatiza a importância de compreender a perspectiva dos trabalhadores. Esta pesquisa, realizada pelo Instituto PECO, sindicalizado, tem como objetivo lançar luz sobre as experiências e desafios de colaboradores e estagiários na criação e criação de animais. Os temas centrais incluem condições de trabalho, salários, estresse e satisfação geral no trabalho.
Segurança e condições no local de trabalho
Uma preocupação central desta pesquisa são as condições de trabalho no estábulo. Isto inclui não apenas os desafios, mas também a segurança ocupacional – aspectos como a pisada dos cascos e a exposição ao pó desempenham um papel importante. Deve-se também ter em mente que muitos funcionários muitas vezes atingem seus limites, pois o horário de trabalho na pecuária muitas vezes exige uma semana de 7 dias. Esses fatores estressantes são o foco do estudo, que visa refletir a realidade do trabalho no Altenburger Land e promover as melhorias correspondentes.
Como mostra uma análise do Instituto PECO, os baixos salários, a elevada pressão para o desempenho e as condições de trabalho precárias estão frequentemente na ordem do dia no setor agrícola, mas raramente são suficientemente discutidos. O instituto está empenhado em melhorar as condições de trabalho e formação nas profissões verdes, o que inclui também o projeto “Transformação-Trabalho-Clima-Pecuária”. As perspectivas dos trabalhadores da pecuária são examinadas a fim de projetar ambientes de trabalho sustentáveis.
Igualdade de gênero e iniciativas trabalhistas justas
Outra questão importante é a igualdade na agricultura. O Instituto PECO está empenhado em sensibilizar e sensibilizar para a igualdade de género e violações de limites no local de trabalho. Palestras, treinamentos, seminários e workshops são oferecidos para chamar mais atenção para esses temas essenciais.
Além disso, o Instituto PECO é membro da Fair Farm Work Initiative, que visa melhorar de forma sustentável a situação dos trabalhadores sazonais. Isto inclui, entre outras coisas, pesquisas e projetos de investigação que abordam as condições de trabalho em toda a indústria. Dados os desafios complexos que o sector agrícola enfrenta, este inquérito é um primeiro passo para desencadear uma mudança real.
Qualquer pessoa que trabalhe na área de pecuária e criação de animais e queira compartilhar suas experiências pode participar da pesquisa. É uma oportunidade única para tornar visíveis os seus próprios desafios e contribuir ativamente para a melhoria das condições de trabalho na indústria.
Para mais informações e para participar da pesquisa, visite o site de Sachsen, [ABG].