Ataque com faca no bonde de Dresden: Bravo americano ferido!
Ataque com faca no bonde de Dresden: cidadão americano ferido, autor em fuga. A polícia está investigando, em busca de testemunhas.

Ataque com faca no bonde de Dresden: Bravo americano ferido!
Na noite de domingo, 24 de agosto de 2025, ocorreu um incidente assustador em um bonde em Dresden: um homem americano de 21 anos foi ferido em um ataque com faca quando tentava impedir dois homens de assediar mulheres no trem. A altercação ocorreu às 12h25 na linha 7 do bonde em direção a Gorbitz, na parada Neustädter Markt. O cidadão americano foi então levado ao hospital, mas ainda não se sabe informações exatas sobre a gravidade dos ferimentos, como relata zeit.de.
Durante o incidente, os perpetradores inicialmente fugiram do local. A polícia conseguiu capturar um dos homens, um sírio de 21 anos, perto do ponto de ônibus pouco tempo depois. O segundo suspeito ainda é desconhecido. Ambos estão sendo investigados por lesões corporais graves. As autoridades procuram agora testemunhas do incidente, especialmente entre os passageiros do eléctrico, que possam potencialmente ter informações valiosas, como mdr.de afirma adicionalmente.
O pano de fundo da violência com faca
Embora as estatísticas para 2024 mostrem um aumento no crime com armas brancas, continua a ser importante examinar mais de perto as circunstâncias que rodeiam tais actos. Segundo Elena Rausch, pesquisadora jurídica do Gabinete Central de Criminologia, esta pesquisa dá uma visão mais ampla do tema. Não se registra apenas o número de ataques físicos, mas também o contexto social. Pode-se observar que mais de 60% dos feridos em ataques com faca permanecem ilesos e apenas 20% sofrem apenas ferimentos leves. Isto mostra que a violência muitas vezes não tem consequências tão dramáticas como inicialmente se supunha, embora as razões para tais ataques sejam cada vez mais discutidas [rnd.de].
O aumento de suspeitos não alemães continua a ser um sinal de alerta, que é parcialmente atribuído à imigração. Fatores como a falta de acesso ao trabalho e condições de vida inseguras podem desempenhar um papel. Muitas vezes as pessoas carregam facas por uma sensação de insegurança ou para demonstrar força. No entanto, a maioria dos atos de violência ocorre em ambiente social, seja em relacionamentos ou amizades. Portanto, são favorecidas medidas preventivas que visem os factores sociais e psicológicos subjacentes, em vez de se concentrarem apenas nas armas do crime.
A noite dramática em Dresden mostra mais uma vez quão importantes são as testemunhas oculares e que o problema da violência com facas deve ser abordado tanto de forma preventiva como de sensibilização pública. A procura de mais informações e testemunhas do incidente na linha 7 do eléctrico continua a ser a principal prioridade da polícia.