Os serviços de emergência da Saxônia Central estão combatendo o incêndio florestal em Gohrischheide
Os serviços de emergência da Saxônia Central combatem incêndios florestais em Gohrischheide desde 4 de julho de 2025. Alerta sobre risco de incêndio!

Os serviços de emergência da Saxônia Central estão combatendo o incêndio florestal em Gohrischheide
Há vários dias que um incêndio florestal assola Gohrischheide, perto de Zeithain, e a situação está tudo menos relaxada. Os serviços de emergência da Saxónia Central estão a trabalhar ativamente para controlar as chamas. Particularmente notável é a brigada de bombeiros do abastecimento de água, que partiu para a área do incêndio na manhã de quinta-feira com forças de Burgstädt e Sachsenburg/Irbersdorf. Após cerca de doze horas de trabalho, a equipe por enquanto fez o seu trabalho. No entanto, outra missão é iminente: 22 bombeiros deverão retornar à noite landkreis-mittelsachsen.de relatado.
A situação é grave. As fontes de incêndio estão localizadas perto de lugares como Jacobsthal, Neudorf, Heidehäuser, Lichtensee e Nieska. Felizmente, o fogo foi contido e não se espalhou durante a noite em direção ao quartel próximo da Bundeswehr; Felizmente o fogo não se espalhou pela área. Na quinta-feira, um helicóptero da Polícia Federal entrou em ação e despejou impressionantes 63 mil litros de água de combate a incêndios. Um total de quatro helicópteros estão em ação na sexta-feira, incluindo dois helicópteros de combate a incêndios da Bundeswehr, segundo relatos do mdr.de.
Maior nível de alerta de incêndio florestal
O nível 3 de alerta de incêndio florestal aplica-se atualmente na Saxônia Central. O Administrador Distrital, Sven Krüger, expressou os seus agradecimentos aos bombeiros e a todos os serviços de emergência pelo seu empenho e excelente cooperação através das fronteiras distritais. Esses incêndios não são perigosos apenas para o meio ambiente, mas também para muitos seres vivos. As crescentes secas e ondas de calor, que se sabe serem favorecidas pelas alterações climáticas, são um grande problema. Alto Estatista Em 2023, havia mais de 1.200 hectares de floresta na Alemanha que foram perdidos em incêndios.
Os incêndios florestais também têm impactos negativos no meio ambiente e na saúde das pessoas da região. É liberada poeira fina, que põe em risco o ar que respiramos. O que é particularmente trágico é que muitos destes incêndios florestais são causados por erros humanos ou mesmo por incêndios criminosos. A experiência mostra que cerca de metade dos incêndios são inexplicáveis e pintam um quadro preocupante.
Medidas preventivas
Num passo importante, a cidade de Dresden emitiu um decreto geral que proíbe a entrada na floresta nos níveis de perigo de incêndio florestal 4 e 5. O estacionamento fora das áreas designadas também não é permitido, especialmente nos limites da floresta. Considerando que a maioria dos incêndios florestais são provocados por seres humanos, torna-se clara a importância da nossa responsabilidade partilhada nesta matéria.
Se os residentes ou interessados desejarem informações atualizadas sobre o incêndio, podem entrar em contato com a linha direta do cidadão do distrito de Meißen pelo telefone 03521 725 7251, a partir das 8h.