Escola Fichte em Mittweida: Telescópio histórico logo brilha!

Escola Fichte em Mittweida: Telescópio histórico logo brilha!

Mittweida, Deutschland - No telhado da Escola Secundária Johann Gottlieb-Fichte em Mittweida, uma peça de jóias muito especial da astronomia em breve brilhará: um telescópio Meniscas 150/1550 CASSEGRAIN. Este instrumento impressionante foi fabricado pela Jena Company 4H-Jena Engineering GmbH na década de 1970 e é um dos últimos do gênero. Foi esquecido ao longo dos anos e se apaixonou por dois astrônomos apaixonados por hobby, Michael Hesse e Mathias Römelt para viver de volta à vida. De acordo com fonte "> ponte

Como parte de uma nova astronomia que o Hesse 2023 lançou para estudantes nas séries 5 a 10, a oportunidade está sendo oferecida para usar ativamente o telescópio. O re -comissionamento do telescópio não apenas marca um reavivamento cultural, mas também ajuda a promover o interesse pela astronomia na juventude. A restauração do telescópio é um lucro para a escola de Fichte, que espera uma inauguração festiva em setembro de 2025 como parte de seu 125º aniversário.

Uma olhada na história da astronomia na classe

O início da astronomia no sistema escolar alemão têm uma história emocionante. A astronomia foi introduzida como disciplina obrigatória nas escolas da RDA desde 1959. Na 10ª série, uma hora por semana foi ensinada, mas muitas vezes não havia ajuda de ensino adequada e professores treinados. Na República Federal, por outro lado, conteúdo semelhante era frequentemente ensinado apenas na forma de grupos de trabalho ou obrigações eletivas. A disseminação das lições de astronomia deperia fortemente dependente das condições regionais e representava um verdadeiro espelho do sistema educacional que teve que dominar muitos desafios. wikipedia Enfatiza que, na Saxônia, a lição de astronomia independente enfatiza que foi descontinuada em 2007, que não estava sem protestos.

A situação mudou nas últimas décadas: enquanto na Astronomia de Brandenburgo é oferecida nas séries 9 e 10 em Brandenburgo, os alunos da Saxônia encontram menos oportunidade para lidar com as estrelas. A perda de lições de astronomia tem sido frequentemente criticada porque não apenas complica o acesso a tópicos fascinantes, mas também restringe a possibilidade de obter experiência prática com telescópios como meniscas.

Telescópios históricos e seu significado

Outro telescópio histórico que desempenhou um papel no passado é o "Telementor", uma escola e um escopo amador da RDA. Esse telescópio era frequentemente usado em escolas politécnicas e prolongadas. Dados técnicos, como uma distância focal de 840 mm e um peso de cerca de 15 kg, fizeram com que o telementador Extremamente práticas e fáceis de transportar. Mesmo que o uso prático geralmente não ocorra durante a escola, os alunos abriram novos horizontes em astronomia através de tais ferramentas.

Hoje, é mais importante do que nunca despertar entusiasmo pela astronomia e promover a observação ativa e o conhecimento teórico. Os esforços de Michael Hesse e Mathias Römelt na Escola de Fichte são um exemplo brilhante de como as iniciativas locais podem causar mudanças positivas e um esplendor completamente novo ao qual os esplêndidos telescópios são trazidos de volta. A próxima abertura do novo observatório não é apenas um sinal de esperança, mas também uma partida em uma paisagem educacional orientada para o futuro.

Details
OrtMittweida, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)