Troca de carteiras de habilitação na Saxônia Central: agora digital e fácil!
Os cidadãos da Saxónia Central devem trocar a sua carta de condução em papel até 2026; novo processo digital planejado a partir de 2025.

Troca de carteiras de habilitação na Saxônia Central: agora digital e fácil!
Na Saxônia Central, há uma mudança fundamental na conversão das carteiras de habilitação em papel para as modernas carteiras de habilitação com cartão de crédito. Como Sächsische.de relatado, os cidadãos terão gradualmente de trocar as suas antigas cartas de condução emitidas em papel. Isso acontece dependendo da faixa etária e é coordenado pela autoridade de carteira de habilitação do Escritório Distrital da Saxônia Central. O Administrador Distrital Sven Krüger destaca os futuros encargos para os cidadãos e funcionários e anuncia uma reestruturação digital dos processos administrativos, a fim de simplificar o processo de candidatura.
Uma data importante é 31 de julho de 2024: a partir de agora, os pedidos de troca de carteira de habilitação só poderão ser apresentados pessoalmente, após agendamento prévio online. A aplicação digital, que se destina à troca obrigatória e à emissão inicial da carta de condução, deverá estar finalmente disponível no quarto trimestre de 2025.
Requisitos e processos
Uma conta de usuário com BundID é necessária para uma inscrição bem-sucedida. Está também prevista a recolha da nova carta de condução; Embora seja necessária uma marcação para uma troca obrigatória, quando receber a sua carta de condução pela primeira vez, esta pode ser enviada para casa. Para realizar a troca, o interessado deverá trazer documento de identificação válido, carteira de habilitação vigente e foto biométrica. Para itens antigos, como a carteira de habilitação em papel, uma cópia da ficha ou o cartão VK30 também pode ser adicionada se a carteira de habilitação tiver sido emitida fora da Saxônia Central.
Em 2024, já foram trocadas cerca de 9.400 cartas de condução. Uma coisa é certa: as cartas de condução emitidas entre 1999 e 2001 devem ser trocadas até 19 de janeiro de 2026. Como parte da troca, todas as cartas de condução da UE emitidas antes de 2013 devem ser trocadas até 19 de janeiro de 2033, pelo que BMV.de. Cerca de 42 milhões de cartas de condução são afetadas na Alemanha, tornando a troca um projeto significativo.
Reformas a nível da UE
Outro aspecto que se está a tornar cada vez mais importante é a reforma das regras da carta de condução da UE. As novas regras, recentemente acordadas pelos negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho, visam melhorar a segurança rodoviária na UE. Todos os anos, quase 20 000 pessoas na União Europeia perdem a vida no trânsito. Os novos regulamentos irão, entre outras coisas, introduzir uma carta de condução digital que pode ser acedida através de uma carteira digital em toda a UE. O objectivo é preparar melhor os condutores para situações de trânsito reais, incluindo uma maior sensibilização para os riscos por parte dos utentes vulneráveis da estrada, como os Site da UE enfatizou.
Os novos regulamentos, que, entre outras coisas, prevêem um período probatório para condutores novatos e medidas mais rigorosas contra a condução sob o efeito do álcool, deverão ser transpostos para a legislação nacional nos próximos anos. Por enquanto, a Comissão da UE tem 12 meses para definir normas técnicas, enquanto a implementação nacional deve ocorrer no prazo de 54 meses após a entrada em vigor das reformas.
Em resumo, os cidadãos da Saxónia Central enfrentam uma grande mudança que não só melhorará a forma como obtêm a sua carta de condução, mas também contribuirá para a segurança rodoviária em geral. Resta saber com que rapidez estas mudanças poderão ser implementadas na prática.