Waldheim está abrindo novos caminhos: conceito verde para gestão sustentável da terra!
Waldheim está a desenvolver um conceito de espaço verde sustentável para promover a conservação da natureza e a adaptação climática na Saxónia Central.

Waldheim está abrindo novos caminhos: conceito verde para gestão sustentável da terra!
Muita coisa está acontecendo em Waldheim no que diz respeito à conservação da natureza e à manutenção de espaços verdes. Como relata Sächsische.de, a cidade está planejando um conceito abrangente de espaço verde para cerca de 40 hectares. O objetivo é estabelecer práticas de cuidados ecologicamente mais sensatas e adaptadas ao clima. O estaleiro Waldheim não é apenas o ponto de contacto central para a manutenção dos espaços verdes urbanos, mas também cuida do cuidado nos bairros individuais, nos parques infantis e campos desportivos e nos cemitérios. Uma empresa de engenharia de Leipzig começou a desenvolver o conceito no ano passado.
É dada especial atenção à avaliação e seleção de plantas e árvores resilientes. Isto também examina quais arbustos e plantas perenes requerem menos irrigação. Uma possível mudança poderia ser a conversão de relvados tradicionais em prados floridos, que não só têm um aspecto chique, mas também promovem a biodiversidade.
Novos desafios na manutenção de espaços verdes
Mas não é apenas em Waldheim que há esforços para modernizar a manutenção dos espaços verdes. Neste contexto, são úteis os seminários oferecidos pela Bildungsstätte Gartenbau e.V., que tratam, entre outras coisas, de desafios como as alterações climáticas e a morte de insectos. O seminário, que dura de 9 de outubro de 2023 a 11 de outubro de 2024, é direcionado a usuários iniciantes e avançados e oferece insights aprofundados sobre a manutenção de espaços verdes públicos. Isto estabelece as bases para uma maior aceitação entre as administrações municipais e aqueles comprometidos com a conservação da natureza. Mais informações podem ser encontradas no site do centro de educação em horticultura (https://ad.zentrum-klimaadaptation.de/bildungsangebote/nachhafte-und-oekologe-gruenflaechenpflege).
Estas abordagens também fazem parte de uma tendência mais ampla que é retomada nas recomendações de ação do VDI, publicadas em janeiro de 2023. As recomendações visam criar mais vegetação urbana para melhorar a biodiversidade e aumentar o conforto térmico nos centros das cidades. A utilização de plantas silvestres nativas resistentes ao calor e à seca é de particular importância aqui. O facto de não só Waldheim poder beneficiar destas abordagens também pode ser visto nas recomendações para outros municípios que deveriam desenvolver ainda mais parques públicos e telhados verdes. Mais informações podem ser encontradas no artigo de Neuelandschaft.
Espaços verdes para o nosso futuro
No geral, o desenvolvimento em Waldheim mostra quão importante é para os municípios estabelecerem conceitos bem pensados para a manutenção de espaços verdes. Não só a paisagem urbana beneficia de espaços verdes lindamente concebidos, como também a qualidade de vida dos cidadãos aumenta. Se conseguimos resistir melhor à seca e ao calor, isso também se deve à nossa capacidade de utilizar os nossos espaços verdes com sabedoria. O papel que as nossas cidades desempenham neste contexto é claro: devem permanecer verdes e adaptar-se aos desafios climáticos. Waldheim poderia, na melhor das hipóteses, servir de modelo.