O solstício de verão traz o maior risco de incêndios florestais de volta à Saxônia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Perigo actual de incêndio florestal no norte da Saxónia: O nível de alerta mais elevado está ameaçado pela seca persistente e pelas temperaturas quentes. Saiba mais!

Aktuelle Waldbrandgefahr in Nordsachsen: Höchste Warnstufe droht durch anhaltende Trockenheit und warme Temperaturen. Informieren Sie sich!
Perigo actual de incêndio florestal no norte da Saxónia: O nível de alerta mais elevado está ameaçado pela seca persistente e pelas temperaturas quentes. Saiba mais!

O solstício de verão traz o maior risco de incêndios florestais de volta à Saxônia!

Depois de um julho chuvoso, o tempo seco retorna à Saxônia em agosto. Isto traz uma notícia desagradável para os amantes da natureza e da floresta: o risco de incêndios florestais poderá atingir o nível de alerta mais elevado nos próximos dias. Na quinta-feira, está previsto o nível de alerta 5, também conhecido como perigo muito elevado, para partes dos distritos da Saxónia do Norte e Bautzen, bem como para a cidade de Dresden. popa.de relatado.

Nas regiões do norte da Saxônia, o segundo nível de alerta mais alto, 4, foi detectado na terça-feira. O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) prevê mais de 30 graus para a próxima semana. Não há previsão de chuva até sexta-feira, aumentando ainda mais o risco de incêndios florestais. Anteriormente, ocorreu um incêndio florestal devastador em Gohrischheide, na fronteira do estado com Brandemburgo, no início de julho, que é considerado um dos maiores incêndios florestais das últimas décadas.

Regras na área florestal

A situação de segurança na floresta continua tensa. É proibida a utilização de fogo aberto na floresta durante todo o ano, independentemente dos respetivos níveis de perigo de incêndio florestal. As proibições incluem fumar, fazer churrasco, fazer fogueiras e lançar lanternas celestes. De acordo com a Lei Florestal Saxônica (Seção 15 SächsWaldG), as violações devem ser consideradas infrações administrativas e podem ser punidas com multas, conforme o site oficial da Saxônia.de explicou.

Além disso, nenhuma fogueira pode ser acesa a menos de 100 metros da floresta. Os velhos hábitos são coisa do passado, uma vez que o lançamento de lanternas celestes é totalmente proibido no Estado Livre da Saxónia desde 2009. O cumprimento destes regulamentos é monitorizado pelos municípios e as multas podem ir até 1.000 euros. Em caso de incêndio os bombeiros deverão ser alertados através do número de emergência 112.

Informações sobre o risco de incêndios florestais

A temporada de incêndios florestais na Saxônia começou em 1º de março e é monitorada diariamente pelo Sachsenforst e pelo Serviço Meteorológico Alemão. A situação de perigo atual é avaliada para 31 regiões previstas na Saxônia em cinco níveis de perigo (1 a 5). Em 2024 ocorreram 94 incêndios florestais na Saxônia, o que representa uma diminuição em relação a 2023 com 110 incêndios. Isto se deve, entre outras coisas, às chuvas acima da média neste ano, conforme afirma o relatório Parque Nacional da Suíça Saxônica é para ser lido.

Mas a situação pode mudar rapidamente. Os dados meteorológicos atuais mostram menos precipitação e temperaturas mais altas, aumentando o risco de incêndios florestais. Cerca de 75% dos incêndios florestais são causados ​​por seres humanos, desempenhando o comportamento negligente um papel importante. Outro grande risco surge de conversores catalíticos de veículos aquecidos perto de vegetação de solo seco.

Os proprietários florestais são chamados a tomar medidas preventivas para reduzir a carga de incêndios. Um aplicativo móvel, o “Forest Fire Danger Saxony”, também fornece informações sobre a situação de perigo atual e oferece uma função de chamada de emergência. Este aplicativo está disponível gratuitamente em lojas de aplicativos populares. Nos níveis de perigo aumentados 4 e 5, as pessoas devem ter especial cuidado: o acesso às florestas pode ser restringido.

Nestes tempos de incerteza, a sensibilização para o risco de incêndios florestais e o cumprimento dos regulamentos são cruciais. Todos podem fazer a sua parte para proteger a natureza valiosa.