Ursa em Delitzsch: Preparada para o futuro da Europa apesar da crise da construção!
A Ursa Alemanha em Delitzsch está a trabalhar em materiais de isolamento apesar da crise da construção e está a planear poupanças de CO2 enquanto procura trabalhadores qualificados.

Ursa em Delitzsch: Preparada para o futuro da Europa apesar da crise da construção!
Nos últimos anos, a Ursa Deutschland GmbH em Delitzsch passou por um desenvolvimento notável. Apesar da atual crise da construção, a empresa, que produz materiais de isolamento há cerca de 30 anos, continua a ser um player importante na indústria. Como LVZ relatado, os produtos, especialmente o isolamento de lã de vidro, são fornecidos tanto a retalhistas de materiais de construção como a lojas de ferragens e contribuem para a transição energética na Europa.
A fábrica de Delitzsch emprega atualmente até 200 pessoas, enquanto a fábrica vizinha em Queis emprega entre 50 e 100 trabalhadores. A Ursa faz parte de um grupo internacional de empresas com sede em Madrid e conta com cerca de 1.500 colaboradores na Europa, incluindo cerca de 280 na Alemanha. A empresa não abastece apenas o mercado interno, mas atua em mais de 40 países e opera um total de onze unidades de produção.
Desafios e ajustes
A pandemia corona fez com que a procura por materiais de isolamento aumentasse acentuadamente, devido às baixas taxas de juro e aos subsídios governamentais. Mas o ataque da Rússia à Ucrânia trouxe desafios inesperados. Os custos de materiais e energia aumentaram, as taxas de juro aumentaram e inúmeras medidas de financiamento foram reduzidas. Isto levou a um declínio significativo nas novas construções e a uma taxa de declínio relacionada com renovações que está abaixo do nível exigido.
As relações comerciais com a Rússia terminaram após o início da guerra, pelo que o foco está agora cada vez mais nos mercados do sul, leste e oeste da Europa. Apesar da atual fragilidade do mercado, a Ursa continua a ser um empregador estável em Delitzsch e está em contacto estreito com a cidade para melhorar as rotas de tráfego e o desenvolvimento da localização. O desenvolvimento económico centra-se cada vez mais na optimização das condições estruturais locais.
Sustentabilidade em foco
A Ursa atende a todos os requisitos para materiais de isolamento modernos na Alemanha. O que é particularmente digno de nota é que o isolamento de lã de vidro consiste em 70% de material reciclado. O desmantelamento de edifícios e a reciclagem de materiais de construção assumem cada vez mais importância, algo que a empresa gostaria de ter em conta na sua estratégia futura. Os planos da Ursa incluem a poupança anual de até 219 toneladas de CO2, o que contribuirá positivamente para o equilíbrio ecológico.
No entanto, encontrar pessoal qualificado é um desafio. Procuramos eletricistas, mecânicos industriais, funcionários de produção e motoristas de empilhadeiras. Espera-se uma procura crescente de materiais de isolamento a longo prazo, devido à transição energética e a uma necessidade crescente de renovação. Segundo Ursa, o crescimento futuro das novas construções depende muito do enquadramento político.
No geral, mostra que a Ursa está bem posicionada apesar das circunstâncias adversas e está a planear o futuro com uma abordagem inovadora. Os desenvolvimentos na indústria estão intimamente ligados ao cenário político e a Ursa continua a ser um interveniente fundamental nos desafios e oportunidades que a indústria da construção enfrenta.