Caos dos incêndios florestais no norte da Saxônia: Corpo de bombeiros em ação com carros antigos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Centenas de bombeiros combatem um incêndio florestal no norte da Saxónia. Descubra o histórico e os desenvolvimentos atuais aqui.

Hunderte Feuerwehrleute bekämpfen einen Waldbrand in Nordsachsen. Erfahren Sie hier die Hintergründe und aktuelle Entwicklungen.
Centenas de bombeiros combatem um incêndio florestal no norte da Saxónia. Descubra o histórico e os desenvolvimentos atuais aqui.

Caos dos incêndios florestais no norte da Saxônia: Corpo de bombeiros em ação com carros antigos!

Atualmente, as chamas assolam o norte da Saxônia e os bombeiros estão muito ocupados. Centenas de serviços de emergência combatem um incêndio florestal que assola uma área total de 20 hectares. A causa do incêndio foi rapidamente encontrada: uma faísca de uma colheitadeira durante o trabalho de colheita na tarde de domingo acendeu o fogo, que rapidamente se espalhou de um campo perto de Doberschütz-Bunitz para a floresta adjacente. Este cenário está atraindo a atenção nacional, relata Dia 24.

No sábado, a brigada de bombeiros de socorro ao desastre “Incêndio Florestal” foi enviada para Gohrischheide, e as chamas têm sido uma companhia constante desde então. Eles são apoiados por mais de uma dúzia de bombeiros das cidades vizinhas. Desde então, um contingente impressionante de mais de 250 serviços de emergência e 76 veículos, incluindo veículos históricos como um Unimog de 60 anos e um W50 de 1976, têm estado em acção.

Abastecimento de água e vento dificultam o trabalho de extinção

O abastecimento de água é extremamente problemático. Um serviço de transporte de carros de bombeiros é sempre necessário para abastecer os bombeiros com a água de que necessitam para sobreviver. Além disso, rajadas constantes de vento tornam a operação perigosa e imprevisível.

Noutra região do norte da Saxónia, mais precisamente na fronteira do estado entre a Saxónia e a Saxónia-Anhalt, ocorreu outro incêndio florestal que foi registado na segunda-feira por volta das 15h45. Aqui, cerca de quatro hectares de floresta e um hectare de campo estavam em chamas. Também aqui, cerca de 80 serviços de emergência estiveram no local e o incêndio está agora sob controlo. No entanto, o desenvolvimento significativo de fumo levou a restrições de visibilidade na autoestrada A9, o que complicou ainda mais toda a situação. MDR relatado.

Mudanças climáticas favorecem incêndios florestais

As causas do atual aumento dos incêndios florestais são diversas, mas as alterações climáticas desempenham um papel decisivo. À medida que aumentam os períodos secos e quentes, o risco de tais incêndios aumenta. Infelizmente, a Alemanha já não é um caso excepcional, o que se reflecte no aumento drástico das áreas afectadas nos últimos anos. Alto Estatista, mais de 1.200 hectares de floresta foram destruídos na Alemanha em 2023. Os anos anteriores tiveram uma área afetada ainda maior, sendo a maioria dos incêndios causados ​​por erro humano.

Os trabalhos de combate a incêndios no norte da Saxônia continuarão até a noite de segunda-feira, e os bombeiros deverão permanecer no local até terça-feira para evitar uma maior propagação. As abordagens ao combate ao incêndio e à coordenação dos serviços de emergência mostram quão importantes são a experiência internacional e os recursos técnicos, especialmente em tempos de alterações climáticas, onde tais eventos podem tornar-se cada vez mais comuns.