Proibição de retirada de água na Saxônia: a seca nos obriga a ser atenciosos!
Proibição de retirada de água no norte da Saxônia a partir de julho de 2025: Proibida em vários distritos até o final de outubro devido à seca.

Proibição de retirada de água na Saxônia: a seca nos obriga a ser atenciosos!
A seca em curso tem consequências graves na Saxónia, que agora também afectam a extracção de água das massas de água superficiais. A partir de agora, aplica-se no distrito de Meißen uma proibição estrita de captação de água de rios, córregos e lagos, que permanecerá em vigor até 31 de outubro de 2025. Esta proibição, que foi introduzida com um novo decreto geral, proíbe o uso de bombas ou mangueiras para retirar água. As violações são punidas com multas severas de até 50.000 euros, conforme relata o MDR. O escritório distrital apela a todos os cidadãos para que assumam a responsabilidade e evitem interferir na natureza.
Mas Meissen não está sozinho. Uma proibição de retirada de água também foi imposta no distrito de Zwickau devido à queda do nível da água - por exemplo, em Zwickauer Mulde. Também aqui a proibição aplica-se até ao final de Outubro de 2025. O que é surpreendente é que, apesar da falta de água, muitas vezes a água é bombeada para irrigação, o que agrava ainda mais a situação. No distrito de Görlitz, foi imposta uma proibição a várias massas de água desde o final de junho, que poderá ser prorrogada dependendo dos níveis da água. O Lusatian Neisse, que atualmente apresenta níveis de água preocupantemente baixos, é particularmente afetado.
Desafios de longo prazo
Uma proibição geral de retirada de água está em vigor no distrito de Bautzen desde 2019, onde apenas “recipientes manuais” são permitidos. Também aqui as pessoas foram alertadas sobre os desafios da seca e esperam que chuvas duradouras acalmem a situação tensa. Além disso, estão a ser discutidas medidas semelhantes noutros distritos, como Leipzig e Freiberg, o que mostra que os problemas são de grande alcance: São necessárias soluções sustentáveis para garantir o abastecimento de água no futuro.
As causas da seca são diversas. As altas taxas de evaporação e a falta de precipitação, especialmente nos dias quentes de verão, levam à diminuição dos níveis da água. De acordo com a administração municipal de Dresden, os níveis das águas subterrâneas estão atualmente dentro da faixa normal de flutuação, mas estão cerca de 40 cm abaixo da média mensal dos últimos 17 anos. De momento, não são necessárias restrições adicionais à utilização das águas subterrâneas, mas ainda é aconselhável uma utilização cuidadosa da água. Os cidadãos são incentivados a usar a água da chuva para irrigação e a fazê-lo preferencialmente no início da manhã ou no final da noite para minimizar as perdas por evaporação, de acordo com Dresden.
As medidas deixam claro que a escassez de água deve ser levada a sério – esta é a única forma de garantir a utilização sustentável deste bem precioso.