Resíduos de pesticidas em alimentos frescos: alarme na Saxônia!

Resíduos de pesticidas em alimentos frescos: alarme na Saxônia!

Sachsen, Deutschland - A discussão sobre resíduos de pesticidas nos ganhos de alimentos cada vez mais na explosividade. De acordo com os resultados atuais de um pequeno pedido do membro do Parlamento do Estado Green, Wolfram Günther, que foi realizado na Saxônia, de 2021 a 2024, mais de 50 % dos produtos frescos controlados tomaram cuidado. A situação é particularmente alarmante com frutas frescas, onde 75 % das amostras apresentaram resíduos de pesticidas, pois fonte ">

Günther resume: "Os pesticidas não perderam nada na comida!" Sua análise sugere que o uso de pesticidas não apenas aumenta, mas que eles também entram em rios e águas subterrâneas. Isso levanta questões sobre segurança alimentar, especialmente em um país comprometido em proteger os consumidores. As verificações da comida são boas, mas elas variam muito entre os condados, o que não facilita a situação.

Desenvolvimentos em toda a UE

De outro estudo publicado em 2022 pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), mostra que um total de 110.829 amostras de alimentos foram coletadas na União Europeia. Isso é um aumento de 25 % em comparação com o ano anterior. Felizmente, 96,3 % dessas amostras estavam dentro dos valores legalmente permitidos. No entanto, os 3,7 % restantes não podem ser ignorados, pois poderiam representar riscos à saúde, como efsa.europta.eu.euMueUropA.eueu.euMoPa.eueuMeu.euMoMeUROPA.Eu.

As 11.727 amostras analisadas pelo Programa de Controle Coordenadas pela UE (UE MACP) foram 98,4 % em ordem. No entanto, os 1,6 % das amostras que cruzam os valores limite são um sinal de aviso. Outro motivo de preocupação com certos tipos de vegetais, como repolho de cabeça e tomate, é outro motivo. Embora a taxa geral de 2 % tenha excedido de 2 % em 2019 voltou a 1,6 % em 2022, verificou -se que o risco aumenta novamente para determinados produtos.

A perspectiva local

A diferença entre alimentos da Alemanha e a UE em comparação com os produtos de importação de países não europeus é clara: embora os produtos locais e europeus se sajam bem, os resíduos de importações geralmente são mais problemáticos. Aqui, o fortalecimento dos produtores de alimentos bio-regionais pode ser uma etapa sensata para aumentar a segurança alimentar e reduzir o uso de pesticidas.

As explicações de Günther e os dados da EFSA esclarecem uma coisa: é hora de os consumidores estarem melhor informados e as empresas e autoridades trabalham juntas para melhorar a qualidade e a segurança de nossos alimentos. A próxima vez pode ser crucial para a maneira como lidamos com pesticidas nos alimentos no futuro.

Details
OrtSachsen, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)