Túmulo recorde na Saxônia: naturalizações atingem o maior nível em 25 anos!
As naturalizações na Saxónia atingirão um pico de 4.400 em 2025. As reformas aceleram o processo de integração.

Túmulo recorde na Saxônia: naturalizações atingem o maior nível em 25 anos!
Na Saxónia, o número de naturalizações quase duplicou nos últimos doze meses. Como o notícias diárias relatou, cerca de 4.400 imigrantes receberam cidadania alemã no ano passado. Isto corresponde a um aumento de 1.800 naturalizações em relação ao ano anterior, o que significa um aumento de 41 por cento. Isto significa que a Saxónia alcançou o maior número de naturalizações em 25 anos.
No geral, o desenvolvimento das naturalizações na Alemanha é notável. O processo de reforma da lei de naturalização introduzido em 2023 significou que os cidadãos podem agora solicitar a cidadania alemã após apenas cinco anos de residência, em vez de anteriormente após oito anos. Se o seu desempenho de integração for particularmente bom, a naturalização será ainda possível após três anos. Além disso, filhos de pais estrangeiros que tenham pelo menos um dos pais que resida legalmente na Alemanha há cinco anos também podem receber a cidadania alemã.
Naturalizações em alta recorde
O estatístico O Destatis informa que cerca de 200.100 pessoas foram naturalizadas em toda a Alemanha em 2023, o número mais elevado desde 2000. Este número significativo representa um aumento de cerca de 31.000 em comparação com o ano anterior. O que é particularmente digno de nota é que os cidadãos sírios, com 75.500, constituíam o maior grupo entre os naturalizados. Esta evolução está associada à elevada imigração de sírios em busca de proteção entre 2014 e 2016.
Embora a “turbo naturalização” abra muitas oportunidades, agora também existem considerações para reduzir este processo rápido. O governo federal planeja abolir a possibilidade de naturalização após três anos. O Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt (CSU), anunciou que pretende tentar eliminar os “fatores de atração” e conter a migração ilegal. Alto ZDF Hoje A opção turbo, pouco utilizada até o momento, é vista pela população como digna de expansão, já que a maior parte das naturalizações ocorre por outros motivos, como o tempo geral de permanência.
O olhar para o futuro
A discussão sobre a naturalização rápida mostra o quão diferenciado é esse tema. Ao mesmo tempo, ilustra a mudança dinâmica na política de migração do governo federal. As medidas planeadas, como a suspensão do reagrupamento familiar para aqueles que têm direito à protecção subsidiária e a dificuldade do processo de naturalização, poderão resultar na perda de muitas oportunidades. Mas o número crescente de naturalizações em geral é também um sinal positivo para a integração e participação na sociedade. Embora as reformas estejam em curso, resta saber como evoluirão os números da naturalização nos próximos anos.