Saxônia-Anhalt: Nova lei funerária para diversidade cultural e dignidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Saxónia-Anhalt aprovou uma lei funerária moderna que tem em conta os aspectos interculturais e permite novas formas de sepultamento.

Sachsen-Anhalt hat ein modernes Bestattungsgesetz verabschiedet, das interkulturelle Aspekte berücksichtigt und neue Bestattungsformen erlaubt.
A Saxónia-Anhalt aprovou uma lei funerária moderna que tem em conta os aspectos interculturais e permite novas formas de sepultamento.

Saxônia-Anhalt: Nova lei funerária para diversidade cultural e dignidade!

Na Saxónia-Anhalt, são iminentes mudanças profundas no sistema funerário. Em 18 de abril de 2023, o gabinete aprovou uma nova lei funerária, que já foi aprovada no parlamento estadual e deverá entrar em vigor em 2024. Como explica a Ministra Social Petra Grimm-Benne (SPD), Esta alteração constitui um passo importante em direcção a uma legislação funerária moderna e interculturalmente aberta.

Os pontos centrais da nova regulamentação legal incluem uma maior consideração das necessidades religiosas e culturais. Particularmente digna de nota é a introdução do enterro de pano, que permite o enterro sem caixão. Isto representa um alívio significativo para os crentes judeus e muçulmanos. A nova lei também prevê que os proprietários de cemitérios têm o direito de se opor a enterros de pano se houver razões específicas para isso.

Regulamentos para crianças estelares e exame post mortem

Outro aspecto importante é a regulamentação legal relativa ao sepultamento de crianças estelares. Se nenhum dos pais for responsável pelo enterro, as instalações obstétricas são obrigadas a garantir um enterro digno. Além disso, um segundo exame post mortem por profissionais médicos especializados é introduzido antes de cada sepultamento, incluindo sepultamentos terrestres. Quaisquer problemas de saúde devem ser descobertos antes do funeral.

Uma análise da situação geral do enterro na Alemanha mostra que a obrigação funerária, que está profundamente ancorada na tradição cristã, tem uma longa história. Historicamente, a obrigação de sepultamento já estava prevista na lei estadual prussiana de 1806. No entanto, os regulamentos são diferentes nos diferentes estados federais e estão sujeitos a regulamentos específicos localmente.

Abordagens inovadoras e sustentabilidade

A nova lei funerária também tem a sustentabilidade em mente. O manuseamento de lápides será regulamentado de uma nova forma: No futuro, será proibido utilizar lápides que tenham sido produzidas sob condições de exploração, por exemplo, utilizando trabalho infantil. Além disso, o período de sepultamento das urnas será estendido para seis meses. Outro aspecto inovador é a legalização da retirada de pequenas quantidades de cinzas para memorabilia, como diamantes comemorativos.

Também é dada especial atenção aos soldados que morreram enquanto a Bundeswehr estava estacionada no exterior. A partir de 2034, será garantido a eles o direito permanente de descansar em sepulturas honorárias em homenagem aos seus serviços. O reembolso das despesas de manutenção destas sepulturas honorárias é regulamentado pelo Ministério dos Assuntos Sociais.

Globalmente, com esta alteração à lei, a Saxónia-Anhalt mostra que está preparada para assumir um papel pioneiro no direito funerário e para satisfazer as diversas necessidades da população. Um passo que coloca em foco questões éticas e culturais e, ao mesmo tempo, abre caminho para métodos funerários modernos.