Alarme de carrapato na Saxônia: 68 novos casos da doença de Lyme em uma semana!
68 novos casos da doença de Lyme na Suíça Saxônica-Montanhas de Minério Oriental desde o início do ano. Riscos, tratamento e prevenção em foco.

Alarme de carrapato na Saxônia: 68 novos casos da doença de Lyme em uma semana!
Um mercado de casos da doença de Lyme está novamente a ser observado na Saxónia, o que mantém as autoridades de saúde alertas. 68 novas infecções foram relatadas na semana passada, indicando um ano tenso para carrapatos. Só desde o início do ano, foram registados 535 casos da doença de Lyme no Estado Livre, um aumento significativo em relação ao ano anterior, onde apenas 456 casos foram registados ao mesmo tempo. Dia 24 relatado.
Se você olhar os números mais de perto, a maioria das novas infecções ocorre nas cidades de Dresden e no distrito da Suíça Saxônica-Montanhas de Minério Oriental. Na semana de 16 a 22 de junho ocorreram 10 casos em Dresden e 11 no distrito. A exceção é a cidade e o distrito de Leipzig, que não são afetados por estes elevados números de casos. Para efeito de comparação: em 2024, houve um total de 1.628 casos da doença de Lyme na Saxônia, o que foi cerca de 150 a mais do que no ano anterior. T-Online executa.
Riscos e sintomas
O que realmente torna a doença de Lyme tão perigosa? Se não for tratada, a doença pode levar a complicações graves, como inflamação das articulações, músculos cardíacos e nervos. O que é particularmente preocupante é que os patógenos podem invadir o sistema nervoso, o que é conhecido como doença de neuro-Lyme. Sintomas como paralisia e dores nos nervos podem ocorrer aqui. Nos estágios finais, os sintomas podem aparecer meses ou até anos após a picada do carrapato. RuV informa sobre isso.
Os carrapatos são encontrados em florestas, grama alta e folhas úmidas e ficam ativos quando as temperaturas sobem acima de 7 graus Celsius. Um exame completo depois de passar algum tempo ao ar livre é, portanto, essencial. Embora os casos de doença de Lyme estejam a aumentar, apenas 5 casos de TBE (encefalite transmitida por carraças) foram registados na Saxónia este ano, em comparação com 15 no ano passado. Isto mostra que há um declínio desta doença, que pode ser prevenida através da vacinação, enquanto a doença de Lyme é tratada com antibióticos. Dia 24destaca a importância de educar os amantes da natureza.
O que vem a seguir?
Um olhar para o futuro mostra que as autoridades de saúde terão de acompanhar de perto a situação. Lembre-se: antes de um passeio pela natureza, ou seja, no próximo churrasco no campo ou num passeio no parque, não se esqueça do básico - mBuzz! Verificar se há carrapatos e, se necessário, usar roupas compridas pode ajudar a manter as criaturinhas pouco convidativas longe do seu corpo. Lembre-se de que a saúde é o nosso bem mais importante.
Mantenha-se vivo e informado!