Suspeita de terrorismo: homem do PKK preso em Hamburgo – o que está por trás disso?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um homem de 54 anos considerado membro do PKK foi preso na Saxônia. Ele é suspeito de ter coordenado atividades terroristas.

In Sachsen wurde ein 54-Jähriger festgenommen, der als PKK-Mitglied gilt. Er steht im Verdacht, terroristische Aktivitäten koordiniert zu haben.
Um homem de 54 anos considerado membro do PKK foi preso na Saxônia. Ele é suspeito de ter coordenado atividades terroristas.

Suspeita de terrorismo: homem do PKK preso em Hamburgo – o que está por trás disso?

A notícia da detenção de um cidadão turco de 54 anos está a causar agitação em Colónia. O Ministério Público de Dresden prendeu o homem em Hamburgo e revistou seu apartamento em Colônia. Alto Sächsische.de Ele é acusado de ser membro de uma organização terrorista no exterior. O homem detido teria atuado como “gerente de área” do PKK na Saxônia de 2015 a julho de 2018 e agora está sob custódia.

O PKK, fundado em 27 de Novembro de 1978, cresceu ao longo das décadas até se tornar uma força significativa nas regiões curdas de Türkiye, no norte do Iraque e no norte da Síria. Originalmente, procurava um Estado curdo independente, mas redirecionou os seus objetivos para a autonomia e expandiu os direitos dos curdos. A organização tem lutado activamente contra as forças de segurança turcas desde a década de 1980, e o número de vítimas desde o início do conflito é alarmante, com mais de 40.000 mortos, incluindo muitos civis ( Wikipédia ).

Saxônia como retiro para o PKK

De acordo com relatórios do Gabinete para a Proteção da Constituição ( verfassungsschutz.de ) estabelecida como área de retiro, financiamento e recrutamento para o PKK. As estruturas de liderança na Turquia ou no Iraque controlam actividades locais que funcionam como parte do trabalho de propaganda e recrutamento. Além da organização de eventos de propaganda, também foram arrecadadas doações e monitorados os subordinados.

Não é apenas a prisão que preocupa. Durante as buscas domiciliárias em Bautzen, foram apreendidos documentos e dinheiro que provavelmente foram utilizados para financiar as atividades do PKK. Um suposto líder do PKK em Dresden também entrou no foco dos investigadores porque a cidade, juntamente com Leipzig, é considerada o centro da organização.

Recrutamento na Alemanha

O recrutamento de jovens para o PKK é particularmente alarmante. Nos últimos anos, a organização tem contactado cada vez mais os jovens na Alemanha, especialmente na sequência das ações militares turcas, e mobilizou-os para a luta armada. Enquanto mais de 295 pessoas viajaram da Alemanha para as áreas de combate curdas, cerca de 150 regressaram e mais de 30 perderam a vida ( verfassungsschutz.de ). Os eventos anuais, incluindo celebrações e festivais, pretendem fortalecer o sentido de comunidade e atrair novos seguidores.

O PKK continua a ser controverso e é classificado como organização terrorista por vários países, incluindo os EUA e a UE. No entanto, há vozes que observam que o PKK deixou de atacar sistematicamente civis no passado e evoluiu de uma abordagem puramente militar para um objectivo de autodeterminação política ( Wikipédia ).

Esta actual detenção deixa claro mais uma vez quão frágil é a situação em torno do PKK na Alemanha e os desafios associados ao combate às tendências extremistas e à manutenção da paz numa comunidade.