Dificilmente usado: anistia para pular facas termina sem muita resposta
No distrito de Vogtland, apenas alguns canivetes foram entregues sem penalidade até 1º de outubro de 2025; aplicam-se leis rigorosas sobre armas.

Dificilmente usado: anistia para pular facas termina sem muita resposta
O que está acontecendo em Colônia? A distribuição de canivetes sem penalidades, que foi possível até 1º de outubro de 2025, aparentemente não obteve a resposta desejada. Há pouca resposta a esta exceção em toda a Alemanha. De acordo com [frankenpost.de]. nenhum imposto informado.
A imagem parece semelhante em Hesse. Cidades como Frankfurt, Kassel, Wiesbaden e Fulda não podiam ter impostos sobre facas. Somente em Darmstadt havia dois saltadores e três espécimes ilegais no distrito de Gießen foram trazidos à polícia. O presidente do PIB, Jochen Kopelke, sublinha que essas facas não são necessárias na vida cotidiana e exige uma regulamentação permanente sobre anistia.
Um tópico sério
As alterações à lei sobre armas, que entrou em vigor no outono de 2024, introduziram regulamentações mais rigorosas para canivetes com lâminas que saltam para o lado. Este tipo de faca está claramente definido: as lâminas podem ser estendidas pressionando um botão ou alavanca. A posse é permitida sob certas condições, mas a posse não autorizada pode resultar em multas ou até prisão de até três anos [sueddeutsche.de](https://www.sueddeutsche.de/politik/geaendertes- Waffenrecht-springmesser-koennen-straffrei-abgehen- Werden-dpa.urn-newsml-dpa-com-20090101-250207-930-367778) relatado.
No contexto dessas estruturas legais, o perigo das facas é sempre mencionado. De acordo com o Ministério Federal do Interior, 6,3% dos atos de violência foram cometidos com facas no ano passado. O ministro do Interior de Hesse, Roman Poeck, pede, portanto, a proibição de lidar com facas nos centros das cidades e transporte público. O ataque em Solingen em 23 de agosto do ano passado, no qual um ataque terrorista custou três pessoas e oito outras lesões, levantou preocupações adicionais de segurança nesse sentido.
A estrutura legal
As leis sobre armas às vezes diferem significativamente entre a Alemanha e os seus vizinhos, o que muitas vezes leva à confusão. Ele define diferentes tipos de facas e seus usos, incluindo canivetes, facas dobráveis, facas de punho e facas borboleta. Embora algumas categorias, como estrelas ninja, sejam completamente proibidas, outras têm regulamentos específicos que regem seu uso e posse. Por exemplo, facas com comprimento de lâmina superior a 8,5 cm que não sejam retificadas em ambos os lados também são permitidas, desde que as condições sejam atendidas, como explica [kanzlei-steinhausen.de](https://kanzlei-steinhausen.de/newsfeed/ Waffengesetz-welche-messer-sind-erlaubt-welche-allowen/).
A oportunidade para os cidadãos entregarem os seus canivetes sem penalização dificilmente foi aproveitada na maioria dos estados federais. Dada a frequência dos casos de facas e os riscos legais a eles associados, os especialistas aconselham que é melhor deixar essas facas em casa. Finalmente, é importante estar ciente de que podem ser impostas penas elevadas não só pela violação da lei sobre armas, mas também pelo transporte impróprio.
O debate sobre a lei e a segurança das armas na sociedade permanece emocionante e resta ver como a situação se desenvolverá nos próximos meses.