Caos eleitoral na Saxônia: Tribunal Constitucional examina 45.000 votos!
Eleições estaduais da Saxônia de 2024: Aumentos inesperados de votos e revisões jurídicas por parte do Tribunal Constitucional. Fatos e desenvolvimentos importantes.

Caos eleitoral na Saxônia: Tribunal Constitucional examina 45.000 votos!
As coisas estão fervendo na Saxônia: as eleições estaduais de 1º de setembro de 2024 não apenas remodelaram o cenário político, mas também causaram muita agitação devido a um aumento inesperado de votos de cerca de 45.000 pouco antes da meia-noite. Esta reviravolta surpreendente afecta particularmente os Verdes, o SPD e a Esquerda, cujos resultados eleitorais aumentaram subitamente de forma acentuada. Como o Foto relatado, o Tribunal Constitucional Saxão está agora activo para investigar o que aconteceu.
Possíveis irregularidades foram relatadas desde fevereiro de 2024. Na noite da própria eleição, os resultados provisórios foram publicados repetidamente, mas houve discrepâncias. Os Verdes tinham recebido apenas 3,7% dos votos às 23h20, apenas para saltar para 4,5% um pouco mais tarde, às 23h33, apesar de terem sido contadas menos comunidades. Em última análise, os Verdes registaram 5,1% em 435 municípios contados, o que teve um impacto significativo na distribuição dos assentos: Os Verdes ganharam um assento e estão agora representados com 7 assentos no parlamento estadual, enquanto a CDU caiu de 43 para 41 assentos, tal como a AfD, que caiu de 41 para 40 assentos.
Reações e desafios políticos
Num comunicado, o oficial distrital do estado saxão descreveu os resultados publicados como “diretrizes aproximadas”. O cientista da computação e advogado de Dresden, Marcus Pretzell, apresentou uma reclamação ao comitê de auditoria eleitoral, que foi rejeitada. Uma reclamação constitucional foi então submetida ao Tribunal Constitucional da Saxônia. A ação argumenta que a rejeição das objeções viola os princípios do voto aberto e da igualdade. Por esta razão, o Tribunal Constitucional já solicitou documentos ao parlamento estadual, o que poderá agora levar ao recalculado da distribuição de assentos ou à realização de novas eleições em determinados círculos eleitorais.
Os antecedentes não deixam de ser importantes no contexto de um ano eleitoral que teve lugar ao mesmo tempo na Saxónia e na Turíngia. Com uma participação eleitoral de 74,4%, a mais elevada desde 1990, e cerca de 3,18 milhões de eleitores elegíveis, as eleições de 2024 foram um acontecimento político crucial. Participaram sete partidos e a CDU com 31,9% e a AfD com 30,6% continuaram a ser as facções mais fortes, enquanto o resultado do SPD com 7,3% foi o pior desde 1990.
As consequências das eleições em resumo
No parlamento estadual, eleito por cinco anos segundo o procedimento de Sainte Laguë, as discussões políticas poderão ser decisivas no próximo período. Embora esteja no ar a possibilidade de novas coligações, a CDU e a AfD já rejeitaram medidas que envolveriam a cooperação com a Esquerda ou com os Verdes. Apesar da turbulência, a vida política quotidiana continua excitante e a formação de uma coligação na Saxónia está a ser acompanhada de perto.
A contagem final oficial e possíveis novas eleições ou distribuição de assentos serão agora o foco. A constituição saxônica poderá em breve ser posta à prova.
Mais informações sobre a eleição e os resultados também podem ser encontradas em Wikipédia e os resultados detalhados wahlrecht.de.