Alarme de carrapato na Saxônia: os casos da doença de Lyme explodem durante as férias!
A Saxónia regista casos crescentes de doença de Lyme e TBE, especialmente durante as férias de verão. Vacinas recomendadas.

Alarme de carrapato na Saxônia: os casos da doença de Lyme explodem durante as férias!
A temporada de carrapatos está a todo vapor e os números atuais da Saxônia deixam claro que o risco de infecção pela doença de Lyme é particularmente alto este ano. De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), um total de 1.209 casos da doença de Lyme foram registrados na Saxônia até o final da semana passada. Curiosamente, mais de 55 por cento destes casos ocorreram durante as férias de verão, o que é consistente com as tendências dos anos anteriores. No ano passado, foram registados 906 casos da doença de Lyme no mesmo período, cerca de metade dos quais ocorreram durante as férias. Com esta evolução, todos devem ficar atentos à sua saúde, principalmente nos momentos de recreação ao ar livre.
Mas a doença de Lyme não é o único problema neste momento. Na Saxónia, já foram notificados 27 casos de encefalite transmitida por carraças (TBE) em 2025. Em comparação com o ano passado, quando ocorreram 37 casos de TBE ao mesmo tempo, parece haver uma ligeira diminuição, mas a atenção continua a ser importante. TBE é uma infecção viral semelhante à gripe que pode causar complicações graves, como meningite. No entanto, existe uma vacinação que é especialmente recomendada para pessoas em zonas de risco.
Doença de Lyme e seus sintomas
A doença de Lyme é causada por uma bactéria – Borrelia – e é a doença infecciosa transmitida por carrapatos mais comum na Alemanha. Os sintomas típicos incluem um anel vermelho na pele ao redor do local da injeção, dores musculares e articulares e febre. Outros factos assustadores são que os sintomas muitas vezes só podem aparecer semanas após a picada da carraça e que existem casos suspeitos não notificados da doença de Lyme que as estatísticas oficiais podem não registar. O tratamento só é possível com antibióticos, embora não exista vacinação preventiva contra a doença de Lyme.
Um desenvolvimento semelhante também pode ser observado na Turíngia. Foi relatado que cerca de metade dos casos da doença de Lyme registados este ano ocorreram durante as férias de verão. Só nas últimas seis semanas de férias, foram documentados 142 casos. A seguradora de saúde Barmer cita os dados do RKI, que também descrevem que cinco em cada dez infecções por TBE relatadas ocorrem durante as férias de verão.
Riscos e medidas de proteção
As picadas de carrapatos são particularmente um grande risco para a saúde na Baviera e em Baden-Württemberg, uma vez que a transmissão de doenças permaneceu relativamente estável nos últimos anos. Embora os casos da doença de Lyme tenham diminuído, houve um aumento no TBE. Nessas áreas, a vacinação contra o TBE é até recomendada. Este é um exemplo de como é importante se proteger contra doenças transmitidas por carrapatos e estar vigilante. As recomendações são: Depois de passar algum tempo ao ar livre, verifique cuidadosamente se há carrapatos em seu corpo e remova-os imediatamente.
A evolução é alarmante e as autoridades de saúde são chamadas a informar a população sobre os riscos e a recomendar medidas de proteção adequadas. O verão é a época mais procurada para excursões pela natureza e, apesar do elevado risco, continua a ser importante aproveitar esta época, mas com um certo nível de consciência pela sua saúde.