Andaimes no distrito de Zwickau: aumento salarial de 7,5% com efeito imediato!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Zwickau, os salários dos andaimes aumentarão 7,5% a partir de novembro de 2023, com novos aumentos no horizonte.

Im Landkreis Zwickau steigen die Löhne für Gerüstbauer um 7,5 % ab November 2023, mit weiteren Erhöhungen in Aussicht.
No distrito de Zwickau, os salários dos andaimes aumentarão 7,5% a partir de novembro de 2023, com novos aumentos no horizonte.

Andaimes no distrito de Zwickau: aumento salarial de 7,5% com efeito imediato!

A partir de novembro de 2023, os andaimes do distrito de Zwickau poderão esperar um aumento salarial agradável. Os salários aumentarão uns impressionantes 7,5 por cento, o que significa um aumento mensal de 225 euros para 147 funcionários afetados. Andreas Herrmann, do sindicato industrial BAU Südwestsachsen, explica que esta decisão resulta das duras condições de trabalho na indústria. “Queremos salários justos e reconhecimento pelo trabalho árduo que nossos membros realizam”, diz Herrmann.

Mas isso não é tudo. Além do aumento salarial geral, os estagiários também são beneficiados. O início da formação em andaimes traz um salário de 1.125 euros mensais, pelo que as novas gerações também ficam bem apoiadas. Outro aumento salarial já está previsto para o outono de 2024, um sinal de que a indústria está em movimento.

Melhorias no acordo coletivo

Foram alcançados progressos significativos na segunda ronda de negociação colectiva no comércio de andaimes. O salário mínimo passará de 12,85 euros para 13,60 euros em 1 de outubro de 2023. No próximo ano, a partir de outubro de 2024, está em discussão um novo aumento para 13,95 euros. Além disso, os subsídios de formação para aprendizes também estão a aumentar:

  • 1. Ausbildungsjahr: von 965 auf 1.050 Euro (+85 Euro)
  • 2. Ausbildungsjahr: von 1.195 auf 1.245 Euro (+50 Euro)
  • 3. Ausbildungsjahr: von 1.475 auf 1.515 Euro (+40 Euro)

Esses ajustes trazem uma lufada de ar fresco e mostram que está ocorrendo uma repensação no setor. No entanto, os empregadores e o IG BAU não conseguiram chegar a acordo sobre uma tarifa salarial porque uma oferta de 300 euros em compensação pela inflação foi rejeitada. As negociações salariais coletivas, que prosseguiram em 31 de agosto de 2023, estão em curso, estando a próxima ronda de negociações já marcada para 2 de novembro de 2023. E resta saber se será aprovada a requerida aplicabilidade geral do acordo coletivo de salário mínimo.

No geral, pode-se dizer que os desenvolvimentos na indústria de andaimes em Zwickau são um sinal positivo para os trabalhadores. É evidente que mais dinheiro está no topo da agenda e o valioso trabalho que é feito todos os dias está finalmente a receber o reconhecimento que merece. Quando estas mudanças entrarem em vigor, os andaimes e os seus formandos beneficiarão visivelmente mais do que apenas a nível financeiro.

Para mais detalhes sobre os reajustes salariais e seus antecedentes, recomendamos a leitura do relatório de Rádio Zwickau e os artigos do Jornal de artesanato alemão para perseguir.