Recorde de calor no início da Oktoberfest: um milhão comemora em Munique!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A 190ª Oktoberfest de Munique começa no dia 20 de setembro de 2025 com temperaturas de 31 graus, com recordes de visitantes e emergências.

Das 190. Oktoberfest in München startet am 20.09.2025 bei Temperaturen von 31 Grad, mit Rekorden bei Besuchern und Notfällen.
A 190ª Oktoberfest de Munique começa no dia 20 de setembro de 2025 com temperaturas de 31 graus, com recordes de visitantes e emergências.

Recorde de calor no início da Oktoberfest: um milhão comemora em Munique!

A 190ª Oktoberfest em Munique começou em 20 de setembro de 2025 com um início extremamente quente. Com temperaturas recordes de 31 graus Celsius, os convidados festeiros viveram uma festa que ficará para a história desde o início. Essas temperaturas são as mais altas já registradas no início da Oktoberfest, desde 1993. Como relata Blick, cerca de um milhão de visitantes comemoraram no Theresienwiese no primeiro fim de semana.

No entanto, o calor extremo também trouxe desafios. A procura de bebidas não alcoólicas, em particular, explodiu. Alguns anfitriões tiveram dificuldade para fornecer água suficiente. Os bebedouros eram muito procurados, com dez locais de água potável gratuitos instalados para abastecer os foliões sedentos. O serviço médico estava ocupado com um recorde de 910 pacientes no primeiro dia da Oktoberfest. As queixas comuns eram problemas circulatórios. Não é de surpreender que a ambulância de Aich tenha registrado várias operações graves nas primeiras horas, incluindo uma reanimação trágica, de acordo com Merkur.

A tradição encontra recordes de calor

O tradicional desfile de fantasias aconteceu no domingo sob um sol forte. O prefeito de Munique, Dieter Reiter, teve que lutar contra o calor ao bater o primeiro barril, mas deu tudo de si para deleite dos numerosos espectadores. O primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder, também aproveitou a oportunidade para enfatizar a alegria de viver e o relaxamento que a Oktoberfest traz consigo. Entre os convidados de destaque do primeiro dia do festival estavam o chanceler Friedrich Merz e o pop star Jürgen Drews, que se autodenominava um “antialcoólico” e não queria beber cerveja.

A situação de segurança também foi um problema. A polícia teve de lidar com vários incidentes, incluindo um incidente envolvendo um turista que fez a saudação nazi e vários casos de assédio sexual. Embora as vendas de amêndoas torradas e frutas de chocolate tenham sido bastante fracas devido ao calor, as atrações de ritmo acelerado gozaram de grande popularidade.

Um olhar para a história

As raízes históricas da Oktoberfest remontam a 1810, quando uma grande corrida de cavalos foi realizada para o casamento do Príncipe Regente Ludwig da Baviera e da Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Andreas Michael Dall’Armi, um oficial civil, fez a sugestão que deu nome ao festival: o “Theresienwiese”, hoje conhecido como Wiesn. Ao longo dos anos, a Oktoberfest continuou a se desenvolver e hoje atrai entre seis e sete milhões de visitantes anualmente, como destaca Okoberfest.de.

Com o sucesso do festival, espera-se novamente um grande número de visitantes nos próximos dias, mesmo que a previsão do tempo para o segundo dia da Oktoberfest não seja tão quente com temperaturas em torno de 27 graus e possivelmente chuva fraca. A alegria de viver tipicamente bávara, tão intimamente ligada à Oktoberfest, permanece ininterrupta, e a esperança de um sucesso da Oktoberfest como “Wackelkontakt” de Beni Hafner, aliás Oimara, paira sobre o festival.