Humor saxão na mudança: o que resta do nosso dialeto?

Humor saxão na mudança: o que resta do nosso dialeto?

Zwickau, Deutschland - O humor saxão, esse charme muito especial, é frequentemente representado por aqueles que vivem na Saxônia, mas falam alemão. MDR relata que a dialeta desempenha um papel decisivo nos transportadores de transporte. No entanto, a geração jovem começou a negligenciar o genitivo saxão - a expressão muda, e termos como "Harryn sua mancha" estão quase desaparecendo do uso do idioma cotidiano e dificilmente compreensível.

Nos locais de trabalho, onde o estresse geralmente predomina, o humor diminuiu visivelmente. A vida cotidiana oferece menos oportunidades para a comédia da situação, já que todos têm cuidado para manter sua fachada. No entanto, esse humor especial permanece vivo em cabaretes, embora uma retirada possa ser observada. O prazer de licor de ovos nas celebrações da família pode ser um dos últimos bastiões de humor de saxão.

A influência de Lene Voigt e Plataformas Modernas

Um fator significativo de influência do humor saxão é Lene Voigt, cuja arte já foi proibida pelos nazistas. Para revitalizar essa tradição, Kristina Zorniger, conhecida como Kristina da vila, tem uma mini clipes para a campanha "É assim que ela vai". lançado. ela leu em três poemas por "siehhhsche loren" Esses clipes devem estabelecer uma conexão entre o poeta histórico e uma comunidade de rede que liga o dialeto.

O primeiro clipe teve uma estréia por ocasião da Feira de Livros de Leipzig, e Kristina da vila será um convidado no "ISSO é assim". A partir de 24 de março, os clipes nos canais de "So Go Saxon". e #Dies Exis Entendment Disponível. Com cerca de 80.000 seguidores, suas explicações de termos de dialeto saxão são extremamente populares, especialmente em jovens.

dialetos e identidade

Outro aspecto relevante no contexto dos dialetos saxônicos é a identidade associada. deutschlandfunk nova relatórios Os dialetos são cruciais para a percepção e a comunicação com outros. Enquanto alguns têm vergonha do dialeto, outros sentem uma conexão profunda com suas raízes linguísticas. Estudos mostram que os falantes de dialetas ganham uma média de 20 % menos que os alto -falantes alemães, e uma pesquisa mostra que o dialeto saxão é frequentemente percebido como desagradável.

Apesar desses números, o charme do dialeto saxão não é tão impopular quanto costuma ser reivindicado. Muitas pessoas, mesmo fora da Saxônia, apreciam as peculiaridades e o humor desta região. A Baviera, por exemplo, tem uma preferência por piadas saxônicas, que ilustra as pontes culturais entre as regiões.

Isso mostra que o dialeto saxão e seu humor ainda estão vivos hoje - mesmo que o entendimento e a aceitação mudem na sociedade. Uma pequena troca de convívio, talvez com um licor de ovo, e a arte da narrativa poderia ajudar a levar o humor do saxão para o futuro.

Details
OrtZwickau, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)