Choque em Chemnitz e Zwickau: bactérias descobertas na água potável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A água potável foi contaminada em Zwickau e Chemnitz. Especialistas investigam a causa e recomendam decocções para grupos de risco.

In Zwickau und Chemnitz wurde Trinkwasser verunreinigt. Experten untersuchen die Ursache und empfehlen Abkochen für Risikogruppen.
A água potável foi contaminada em Zwickau e Chemnitz. Especialistas investigam a causa e recomendam decocções para grupos de risco.

Choque em Chemnitz e Zwickau: bactérias descobertas na água potável!

Nas cidades de Chemnitz e Zwickau, a água potável foi contaminada com germes ambientais, o que é motivo de preocupação. Como relata o MDR, os especialistas já começaram a investigar as causas das bactérias na água. Foram iniciadas medidas preliminares de desinfecção, tanto em Chemnitz como em Zwickau. Os fornecedores de água aumentam o teor de cloro da água potável para matar os germes.

Para grupos de risco, especialmente pessoas com imunodeficiência, as autoridades de saúde recomendam não beber água da torneira em Chemnitz e Zwickau até novo aviso ou fervê-la por precaução. Esta medida cautelar manter-se-á em vigor até que a situação seja esclarecida e a qualidade da água esteja plenamente assegurada.

Situação atual em Chemnitz e Zwickau

Em Chemnitz, as bactérias já não podiam ser detectadas na água potável no domingo, o que é um desenvolvimento positivo. No entanto, o serviço de saúde continua cauteloso e recomenda continuar a ferver água para determinados grupos populacionais. Em Zwickau, no entanto, a cloração continua porque ainda não é possível garantir a comprovação completa da existência de germes. Isto vem acontecendo há quase três semanas para garantir que a rede de tubulações esteja livre de germes. Embora o aumento da cloração afete o sabor da água, não representa um risco para a saúde.

A contaminação foi descoberta durante inspeções de rotina em junho. Especialistas do Umweltbundesamt suspeitam que a causa possa ser problemas com o tratamento da água ou a penetração de microrganismos na rede de distribuição. Isto pode dever-se principalmente a trabalhos de construção e reparação. De acordo com os rigorosos requisitos microbiológicos para monitorização da qualidade da água potável, não devem estar presentes na água quaisquer agentes patogénicos que representem um risco para a saúde.

Responsabilidade dos fornecedores de água

A responsabilidade pela monitorização da água potável cabe aos fornecedores de água. Como parte das verificações regulares, são realizados testes para organismos indicadores, como a Escherichia coli. Um resultado negativo para Escherichia coli em 100 mililitros de água é um sinal de que não estão presentes microrganismos perigosos em níveis preocupantes. Esses testes são uma medida essencial para garantir a segurança da água potável.

Além disso, a Agência Federal do Meio Ambiente trata do desenvolvimento e definição de critérios para procedimentos de investigação e também assessora órgãos internacionais como a OMS sobre novos requisitos legais. Esta tarefa é particularmente importante para poder intervir com rapidez e precisão em caso de avarias ou doenças frequentes.

Embora atualmente não haja perigo para a população em nenhuma das cidades, esta situação colocou muitas pessoas em Chemnitz e Zwickau em alerta. As autoridades locais estão a trabalhar intensamente para estabilizar a qualidade da água o mais rapidamente possível, para que em breve todos os cidadãos possam voltar a contar com a água da torneira sem preocupações.