Tempestade em Zwickau: 85 operações de bombeiros após fortes chuvas e relâmpagos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Fortes chuvas levam a 85 operações de bombeiros no distrito de Zwickau. Quedas de raios e acidentes caracterizam a situação.

Starkregen führt zu 85 Einsätzen der Feuerwehren im Landkreis Zwickau. Blitzeinschläge und Unfälle prägen die Lage.
Fortes chuvas levam a 85 operações de bombeiros no distrito de Zwickau. Quedas de raios e acidentes caracterizam a situação.

Tempestade em Zwickau: 85 operações de bombeiros após fortes chuvas e relâmpagos!

Chuvas fortes e tempestades violentas causaram um verdadeiro caos no oeste da Saxônia no domingo. Os bombeiros voluntários do distrito de Zwickau estavam em constante estresse e realizaram um total de 85 missões entre as 16h e as 16h. e meia-noite. Eles enfrentaram grandes desafios, como porões cheios, ruas inundadas e galhos quebrados. Um raio em Kirchberg também causou agitação, enquanto foram registados dois acidentes na autoestrada A4. O centro de controle de resgate anunciou o número de operações na manhã de segunda-feira e deixou claro que a situação climática teve efeitos drásticos. O tempo também não era particularmente convidativo em outras partes da Alemanha. Na Baixa Saxónia, por exemplo, ocorreram cenas caóticas semelhantes a esta NDR relatado.

Na Baixa Saxônia o clima também teve consequências. Os bombeiros foram acionados no local devido às fortes trovoadas. O incêndio num edifício residencial em Beverstedt, no distrito de Cuxhaven, foi particularmente dramático e provavelmente foi causado por um raio. Além disso, galhos grossos foram arrancados na floresta da cidade de Eilenriede, em Hanover, o que causou ainda mais danos. Grandes eventos ao ar livre, como o Festival Fonsstock em Nordenham, também tiveram de ser cancelados prematuramente. As condições tempestuosas também prejudicaram o Waves Festival em Wedemark, que contou com a presença de cerca de 6.000 pessoas.

ligação com as alterações climáticas

Não se pode ignorar que estes fenómenos climáticos extremos estão a aumentar devido às alterações climáticas. Um estudo de Serviço Meteorológico Alemão mostra que eventos de chuvas fortes têm ocorrido com mais frequência nos últimos anos, de acordo com a análise dos dados. Este estudo, realizado no âmbito da Aliança de Autoridades Estratégicas “Adaptação às Alterações Climáticas”, confirma que a precipitação hoje cai frequentemente como chuvas fortes de pequena escala e menos como chuva de longa duração. Este desenvolvimento leva a uma maior quantidade total de precipitação e danos potencialmente maiores.

Os dados recolhidos indicam que os perigos das chuvas fortes dependem fortemente das condições locais. Os corpos de bombeiros são frequentemente destacados em depressões e áreas densamente povoadas onde o risco de inundações é particularmente elevado. Como parte das recomendações para melhorar a protecção civil, é crucial optimizar a recolha de dados operacionais e criar um relatório de situação abrangente sobre a exposição operacional durante chuvas fortes. Vozes do mundo especializado, como a do membro do conselho do DWD, Tobias Fuchs, sublinham a urgência de implementar medidas de proteção e adaptação climáticas para mitigar os efeitos de tais extremos climáticos.