VW interrompe a produção: Zwickau e Dresden fecham por uma semana!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A VW interromperá a produção em Zwickau e Dresden a partir de 6 de outubro de 2025 devido à fraca demanda por veículos elétricos.

VW stoppt Produktion in Zwickau und Dresden ab 6. Oktober 2025 aufgrund schwacher Nachfrage nach Elektrofahrzeugen.
A VW interromperá a produção em Zwickau e Dresden a partir de 6 de outubro de 2025 devido à fraca demanda por veículos elétricos.

VW interrompe a produção: Zwickau e Dresden fecham por uma semana!

A gigante automobilística Volkswagen está atualmente paralisando sua produção em Zwickau e Dresden. Como Blick.de relatado, a produção nessas fábricas será interrompida por uma semana a partir de 6 de outubro. A razão? A fraca demanda por veículos elétricos está forçando a empresa a agir. Não é apenas Zwickau que é afectado – os cortes de produção também estão na agenda na Baixa Saxónia, especialmente em Osnabrück e Emden.

Já foram tomadas medidas em Osnabrück que prevêem um dia de encerramento semanal até ao final do ano e uma semana adicional de folga em outubro. As fábricas de Emden também enfrentam possíveis dias de fechamento, que ainda estão sendo negociados com o conselho de empresa Tagesschau.de.

Causas de paradas de produção

As razões para estas medidas drásticas são complexas. Além da fraca procura geral por carros eléctricos, os números das vendas na Europa estão sob pressão. Embora o mercado global de eletromobilidade, de acordo com Fraunhofer ISI, cresceu quase 10% no total, a Europa enfrenta um declínio. Em comparação com o ano anterior, as vendas de BEV caíram 6% e as vendas de híbridos plug-in caíram 5%. Isto pode ser uma surpresa, uma vez que o mercado de veículos eléctricos está em expansão na China – cerca de 7 milhões de BEVs e 5 milhões de PHEVs foram vendidos lá em 2024.

De volta à Volkswagen: enquanto a produção de carros elétricos está estagnada em Zwickau e Dresden, tudo corre de forma diferente na fábrica principal em Wolfsburg. Quase todo final de semana é feito um turno especial por lá para atender à alta demanda por modelos com motor a combustão como Golf, Tiguan e Tayron. Estes modelos desfrutam de uma popularidade ininterrupta e dão à VW a motivação necessária para fazer bons negócios, mesmo em tempos de crise.

Uma expectativa

A difícil situação atual levanta questões sobre se a eletromobilidade pode mudar as coisas na Volkswagen. Embora a procura por carros eléctricos esteja a enfraquecer na Europa, a China continua a dominar o mercado. O país alcançou uma posição de liderança clara no domínio da mobilidade elétrica através de incentivos governamentais e de uma infraestrutura de carregamento abrangente.

Resta à Volkswagen esperar que as tendências de vendas mudem novamente em breve. Porque não são apenas Zwickau e Dresden que estão na linha de fogo – toda a direção do grupo depende da demanda futura por veículos elétricos. Até lá, a situação nos locais de produção terá de continuar a evoluir.