Número de estudantes na Alemanha: crescimento recorde esperado até 2032!
O número de crianças em idade escolar na Alemanha aumentará para 11,8 milhões até 2032. São discutidas as medidas necessárias para a educação.

Número de estudantes na Alemanha: crescimento recorde esperado até 2032!
A evolução do número de estudantes na Alemanha será um tema muito debatido. O número de estudantes é atualmente superior a 11 milhões, mas as previsões mostram que este número deverá aumentar para cerca de 11,8 milhões até 2032. Isto significa um aumento de cerca de 600 000 estudantes, o que corresponde aproximadamente ao número de estudantes num estado federal de dimensão média como a Renânia-Palatinado. Nos seus cálculos, a Conferência dos Ministros da Educação e dos Assuntos Culturais (KMK) também teve em conta que cerca de 230 mil destes estudantes são de origem ucraniana, o que explica ainda mais o boom do mercado escolar. Funk alemã relata a necessidade de criar aproximadamente 24.000 turmas adicionais ou virtualmente 1.200 novas escolas para acompanhar o crescimento.
Enfatiza-se que a educação representa uma base fundamental para a coesão social e o futuro económico. A Presidente da Conferência dos Ministros da Educação e dos Assuntos Culturais, Simone Oldenburg, apela, portanto, a um rumo claro para o desenvolvimento futuro. Mesmo que se espere um aumento no número de estudantes até 2032, uma reviravolta já será aparente a partir de 2033: espera-se que o número de estudantes caia para cerca de 11,3 milhões até 2040. notícias diárias explica que isto se deve, entre outras coisas, à queda da taxa de natalidade, que continua a cair desde 2022.
A visão das regiões
Uma análise das diferenças regionais mostra que os estados da Alemanha Ocidental deverão atingir o seu pico em 2033, com um aumento de 8% em comparação com 2024. Os estados da Alemanha Oriental, por outro lado, devem esperar um declínio de mais de 16% de 2027 a 2040. As cidades-estado poderão ter quase 5% menos estudantes até 2040, com o nível mais elevado esperado em 2028. Esta informação é importante para planear os edifícios escolares e as necessidades de pessoal a nível regional. maneira apropriada. ZDF acrescenta que o nível primário diminuirá cerca de 9% até 2040, enquanto o nível secundário superior pode esperar um crescimento de quase 10%.
As escolas enfrentam uma série de desafios. Para atender ao número crescente de estudantes, são necessários professores suficientes, infraestrutura moderna e equipamento digital confiável. As previsões não só fornecem pistas para a actual política escolar, mas também determinam estratégias a longo prazo para o sector da educação. Os responsáveis são chamados a tomar medidas adequadas em tempo hábil, a fim de moldar da melhor maneira possível a mudança no cenário escolar.