Escândalo de fraude fiscal: ex-advogado Steck punido com penalidade de liberdade condicional!
Escândalo de fraude fiscal: ex-advogado Steck punido com penalidade de liberdade condicional!
Bonn, Deutschland - O Tribunal Distrital de Bonn já condenou o advogado Kai-Uwe Steck por fraude fiscal particularmente grave em cinco casos. Ele recebeu uma sentença de prisão de um ano e dez meses, que foi suspensa para liberdade condicional. O tribunal também decidiu que Steck tinha que pagar cerca de 24 milhões de euros que ele havia alcançado através de suas ações. Os danos fiscais que ele causou é de quase meio bilhão de euros. O juiz presidente Sebastian Hausen descreveu Steck como uma figura central no Cum-Exskandal, que causou consideráveis perdas financeiras na Alemanha.
As ações de Steck ocorreram de 2007 a 2011. Mesmo que o escritório do promotor público exigisse uma sentença de prisão de três anos e oito meses, a cooperação de Steck com as autoridades investigativas teve uma mitigação atenuante. Isso é notável porque ele costumava ser um escritório de advocacia de Hanno Berger, que é considerado o arquiteto do escândalo de cum-ex e foi condenado a um oito anos em 2022.
Background do escândalo de cum-ex
A fraude cum-ex acabou essencialmente que os atores financeiros adiaram ações com e sem direito a dividendos, a fim de ter impostos não pagos reembolsados. Os especialistas estimam que a alta fase dessa fraude tornou o Tesouro do Estado na Alemanha que mais de 31,8 bilhões de euros facilitaram de 2006 a 2011. No total, os cinco países europeus mais afetados perderam mais de US $ 62,9 bilhões por meio de maquinações semelhantes que se estenderam por uma rede de revendedores de ações, consultores fiscais, banqueiros e advogados.
As dimensões graves dessa fraude tributária foram óbvias em 18 de outubro de 2018, publicando os arquivos CUMEX, publicados pela Correctiv em cooperação com a mídia de doze países. Essas revelações levaram a uma intensiva conseqüência legal e política, que continua até hoje.
Desenvolvimentos atuais
O julgamento deSTECK ainda não foi legalmente vinculativo, mas parte da punição já é considerada aplicada devido ao longo período de procedimentos. Apesar da suspensão da suspensão, incluindo o escritório do promotor público, a visão é levada em consideração que o pagamento de cerca de 26 milhões de euros e uma proibição profissional de quatro anos devem fazer parte das consequências justas de suas ações.
O escândalo cum-ex continua sendo um tópico de considerável interesse social. Filmes de documentários como "On the Trail of Money" e "Erro do sistema: The Cum-Ex Skandal" e a série fictícia "The Cum-Ex" o caso prepararam os eventos e abordam os mecanismos e consequências dessa fraude. Essas produções ilustram os efeitos graves no mundo financeiro e na confiança pública nos processos tributários.
No geral, o caso de Kai-Uwe Steck mostra como é profundamente enraizado e complexo o tópico da fraude tributária e que conseqüências de longo alcance ele tem para a sociedade.
Mais informações estão nos relatórios de Dewezet.de , Zeit.de e wikipedia
Details | |
---|---|
Ort | Bonn, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)