Milhares de refugiados da Grécia iniciam uma nova viagem para a Alemanha

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Julho de 2025, solicitaram asilo na Alemanha 8.000 pessoas que já tinham sido reconhecidas na Grécia. Informações sobre direitos e procedimentos.

Im Juli 2025 beantragten in Deutschland 8.000 Personen Asyl, die zuvor in Griechenland anerkannt wurden. Informationen zu Rechten und Verfahren.
Em Julho de 2025, solicitaram asilo na Alemanha 8.000 pessoas que já tinham sido reconhecidas na Grécia. Informações sobre direitos e procedimentos.

Milhares de refugiados da Grécia iniciam uma nova viagem para a Alemanha

Recentemente, os movimentos de viagem de refugiados reconhecidos da Grécia para a Alemanha aumentaram significativamente. Segundo o Ministério Federal do Interior, cerca de 8.000 pessoas solicitaram asilo na Alemanha entre janeiro e maio deste ano. Estas pessoas já tinham recebido o estatuto de proteção das autoridades gregas e estão a aproveitar a oportunidade de viajar para outros países da UE por até 90 dias no prazo de seis meses, de acordo com as regras de Schengen. No entanto, um novo pedido de asilo noutro Estado da UE geralmente não é permitido, e aqueles que procuram proteção devem reivindicar o seu estatuto na Grécia, como relata Deutschlandfunk.

A situação dos requerentes de asilo na Alemanha é complexa e sujeita a regulamentações rigorosas. Após o pedido de asilo, as pessoas que receberam a sua autorização de residência têm direito a serviços de apoio ao abrigo da Lei de Benefícios para Requerentes de Asilo (AsylbLG), desde que necessitem. Estes serviços destinam-se a garantir o nível de subsistência física e sociocultural. Desde 1 de janeiro de 2025, um único requerente de asilo receberá um máximo de 441 euros, divididos em 245 euros para necessidades necessárias e 196 euros para despesas pessoais, informa a ajuda da ONU aos refugiados.

O processo de asilo

Mas como funciona exatamente o processo de asilo na Alemanha? Em primeiro lugar, os estrangeiros que procuram asilo devem fazê-lo junto das autoridades fronteiriças ou dentro do país, junto de autoridades como a polícia ou centros de acolhimento. Após a apresentação do pedido de asilo, o registo é efectuado no Serviço Federal de Migrações e Refugiados (BAMF). São registrados dados mestre como nome, idade e país de origem, bem como impressões digitais e uma foto biométrica do passaporte. Esses dados são armazenados no sistema central de dados para evitar registros múltiplos, como explica BPB.

O requerente de asilo recebe então um comprovativo de chegada, que lhe dá direito a utilizar serviços como alojamento e alimentação. Após esta primeira fase, os requerentes de asilo têm de viver num centro de acolhimento inicial durante até seis meses antes de serem distribuídos pelos municípios. Um dos objetivos é classificar os requerentes de asilo em diferentes grupos, os chamados clusters, dependendo do seu país de origem e da complexidade do caso.

Direitos e apoio dos requerentes de asilo

Após 18 meses no país, os requerentes de protecção reconhecidos têm geralmente direito à assistência social, que também oferece apoio adicional. Estão em vigor regulamentos especiais para os refugiados ucranianos, em particular desde 1 de junho de 2022, que lhes permitem receber benefícios da segurança básica para quem procura emprego. Mais informações sobre os direitos e obrigações dos requerentes de asilo podem ser encontradas no site do ACNUR na Alemanha.

No geral, é claro que a viagem de refugiados reconhecidos da Grécia para a Alemanha não representa apenas uma oportunidade para melhorar a sua situação de vida, mas também está associada a uma variedade de condições de enquadramento jurídico. Os desafios são, sem dúvida, grandes, mas o apoio prestado pela Lei de Benefícios aos Requerentes de Asilo e pelo processo de asilo oferecem uma ajuda fundamental neste caminho muitas vezes difícil.

Quellen: