Altenburger Land: Necessidade urgente de habitação apesar dos apartamentos vazios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Altenburger Land enfrenta uma escassez de habitação e a necessidade de renovações relacionadas com a idade. Novos projetos de construção são urgentemente necessários.

Altenburger Land kämpft mit Wohnraummangel und altersbedingtem Sanierungsbedarf. Neubauprojekte sind dringend erforderlich.
Altenburger Land enfrenta uma escassez de habitação e a necessidade de renovações relacionadas com a idade. Novos projetos de construção são urgentemente necessários.

Altenburger Land: Necessidade urgente de habitação apesar dos apartamentos vazios!

Em Altenburger Land, a situação habitacional está em perigo. Um relatório atual do Instituto Pestel destaca um problema urgente de envelhecimento do parque habitacional: cerca de 35.600 apartamentos construídos antes de 1970 representam 65% de todos os apartamentos existentes no bairro. Muitos destes imóveis necessitam urgentemente de renovação, mas o mercado imobiliário é caracterizado pela subida dos preços. Os obstáculos económicos dificultam o acesso a espaços habitacionais renovados e, ao mesmo tempo, há uma necessidade premente de novas habitações para os trabalhadores dos setores do comércio especializado e da prestação de cuidados.

Como mostra a análise, o número de agregados familiares em Altenburger Land diminuirá em cerca de 4.100 durante os próximos 15 anos. Dada esta situação demográfica, não só os apartamentos vazios na região precisam de ser renovados, 6.300 dos quais estão actualmente sem uso há um ano ou mais, mas também devem ser iniciados numerosos novos projectos de construção. Os desafios são enormes: muitos dos apartamentos vazios já não podem ser renovados economicamente, o que significa que é necessário encontrar novas soluções.

Renovação e construção de habitação em foco

A previsão é clara: o número de pessoas em idade activa diminuirá 24%, para 37.000 pessoas, nos próximos 15 anos. Ao mesmo tempo, a população está a envelhecer e, dos cerca de 66.000 habitantes nessa altura, cerca de 26.200 pessoas estarão em idade de reforma, o que representa 37% da população. Estas mudanças demográficas tornam as novas construções essenciais para satisfazer a necessidade de espaço habitacional. É necessário dinheiro barato para a construção, com um máximo de dois por cento de juros, para promover a construção de habitação e vê-la como um factor impulsionador da economia nacional.

Ao mesmo tempo, o governo federal é criticado porque os requisitos excessivos de poupança de energia tornam a construção de habitações desnecessariamente mais cara e complicada. Neste ponto, pede-se aos decisores políticos que criem as condições-quadro que facilitem a construção de novos espaços habitacionais e, assim, contrariem a escassez de habitação no Altenburger Land.

Um amplo campo entre oferta e demanda

A diminuição significativa do número de pessoas em condições de trabalhar também pode ter impacto em toda a situação do mercado de trabalho. Embora parte da população vá para uma reforma bem merecida, permanece a questão de saber onde viverá a futura força de trabalho. Numa área onde as novas construções não estão a progredir como desejado, talvez seja altura de não apenas renovar, mas também de reestruturar a estratégia.

É claro: para enfrentar os desafios do futuro, a construção de habitação no Altenburger Land deve não só receber maior atenção, mas também ser ativamente abordada. Há necessidade de habitações novas e acessíveis para jovens, famílias monoparentais e idosos. Para que a região prospere, são necessárias ações fortes e uma compreensão profunda das necessidades dos seus residentes.