Altenburger Land recebe 1,3 milhões de euros para projeto cultural!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Altenburger Land receberá 1,3 milhões de euros para o projeto cultural “Stadt.Land.Kult(o)ur” para fortalecer a democracia e a comunidade.

Das Altenburger Land erhält 1,3 Millionen Euro für das Kulturprojekt „Stadt.Land.Kult(o)ur“, um Demokratie und Gemeinschaft zu stärken.
O Altenburger Land receberá 1,3 milhões de euros para o projeto cultural “Stadt.Land.Kult(o)ur” para fortalecer a democracia e a comunidade.

Altenburger Land recebe 1,3 milhões de euros para projeto cultural!

Grande alegria no Altenburger Land: O projeto “Stadt.Land.Kult(o)ur – demokraTISCH” recebeu o contrato para financiamento nacional como parte do programa “Aller.Land”. Isto significa que cerca de 1,3 milhões de euros fluirão para a região nos próximos anos, com o objectivo de reforçar o compromisso cultural e a participação social nas zonas rurais. O Administrador Distrital Uwe Melzer vê a decisão positiva do júri como um reconhecimento valioso para a abrangente rede cultural na Altenburger Land. “Conseguimos criar um lar criativo para todos os cidadãos”, enfatizou depois que a decisão foi anunciada em Berlim, em 18 de junho de 2025.

O programa “Aller.Land” visa promover a participação cultural e assim fortalecer a democracia nas regiões rurais. Foram selecionadas 30 iniciativas culturais regionais que podem contar com apoio federal. Entre outras coisas, serão organizadas campanhas móveis em Altenburger Land, que também chegarão a locais remotos da região e atingirão um público vasto. Os formatos centrais são o “PoliTISCH” e o “Altenburger Tisch”, que pretendem reunir pessoas de diversas origens e faixas etárias.

Fortalecendo a cultura e a comunidade

Como parte do programa, são desenvolvidos centros culturais que servem como locais de encontro criativos para projetos participativos. Isto inclui oficinas, impulsos artísticos e grupos de discussão que promovem a participação democrática. O Ministro da Educação e Cultura, Christian Tischner, também fala do potencial criativo que pode ser particularmente desenvolvido nas regiões rurais. “Com estas iniciativas estamos a criar novos espaços de diálogo e intercâmbio”, afirma, sublinhando a importância do co-financiamento por parte do estado da Turíngia, que representa 10 por cento.

A iniciativa “Stadt.Land.Kult(o)ur” não está sozinha: ​​o projeto “Kulturbogen Art Lab – Creative Meeting Points” também está sendo apoiado no distrito de Wartburg. De forma semelhante, a participação cultural deve ser promovida através de workshops interactivos e projectos artísticos. Isso mostra que o governo federal investirá fortemente no trabalho cultural nas áreas rurais nos próximos anos. Um total de mais de 69 milhões de euros estão disponíveis para o programa “Aller.Land” até 2030.

Um olhar para o futuro

O programa teve início em 2023 e destina-se especificamente às regiões estruturalmente fracas da Alemanha. 97 regiões já puderam participar na primeira fase de financiamento, em que cada região recebeu 40.000 euros para a fase de desenvolvimento. No primeiro semestre de 2025, foram selecionadas as 30 regiões que poderiam testar seus conceitos até meados de 2030. É uma oportunidade real para as pessoas nestas áreas moldarem ativamente os seus ambientes de vida e mudá-los para melhor com ideias criativas.

“Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos e aguardar com expectativa os diversos projectos que surgirão nos próximos anos”, resume o Administrador Distrital Melzer. Há uma grande expectativa pelos próximos eventos e atividades, e a vida cultural em Altenburger Land enfrenta tempos emocionantes.